A religião Wicca é uma forma moderna da antiga religião celta. A Wicca é tanto panteísta quanto panenteísta. O foco da religião é o louvor da natureza,que assume a forma de Deusa. A terra é uma manifestação da Deusa que dá luz à todas as coisas e as recebe de volta na ocasião da morte.

Seus rituais seguem os ciclos das estações, para participar no poder da terra. Este poder é empregado na prática da magia, da astrologia e no contato com os “mortos”. Uma conseqüência dessa crença é a preocupação com o ambientalismo e a ecologia. É muito comum encontrar ambientalistas que são adeptos da wicca.

A wicca prega uma antiga filosofia grega chamada de hilozoísmo, que entende que tudo é composto de matéria viva. Assim as coisas materiais também possuem atributos espirituais.

Membros da wicca acreditam que a desvalorização da natureza é um atributo do Cristianismo, por ter tirado a divindade da natureza feminina, projetando-a em uma figura masculina e patriarcal nos céus. Os adeptos da wicca não estão errados em entender que foi o ensinamento cristão da criação que acabou com a divinização da terra no mundo ocidental. O erro se encontra em entender essa postura como algo negativo.

O Ensino das Escrituras condena a adoração da natureza, porque a criação não é nem divina e nem animada com poderes ocultos. As estrelas, o sol, e a lua, são astros criados por Deus e não tem poder algum que possa ser aproveitado nas práticas de magia e astrologia. Confiar nas coisas criadas, afasta as pessoas de confiar no Deus Pai, Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. A prática do ocultismo como magia e jogo de tarô e búzios, são substitutos muito fracos para o poder da oração, alicerçada num relacionamento pessoal com o Deus infinito, que ama e cuida do seu povo.

Adorar a criação acima do Criador desonra tanto a criação quanto Aquele que a criou. Colocá-la como obra de Deus, liberta-nos para apreciar a grande beleza dessa criação. Quando admiramos a beleza da natureza como florestas, montanhas e mares, a admiração espontânea que alegra nossos corações nos leva ao Trono de Deus, autor dessa maravilha e nada pode dar a criação mais valor!

Referência

Teologia Sistemática. Franklin Ferreira / Alan Myatt.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *