Por José Domingos Martins da Trindade
O Texto base desta mensagem encontra-se em Ml 4.5-6 – “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.”
Elias foi um profeta que Deus levantou em meio a uma situação caótica na história do Povo de Israel. A Nação estava entregue a um rei que era dominado por uma mulher estrangeira e idolatra. O culto à Baal (um deus sidônio) estava institucionalizado na nação hebréia.
O povo havia esquecido do seu Deus que os libertou do Cativeiro do Egito e que executou tremendas maravilhas no Deserto. Achavam que Baal era o responsável pelas boas colheitas, por um bom clima, pelo calor ou pela chuva. Quantas vezes nos esquecemos das maravilhas que Deus já fez em nossas vidas, e buscamos nossa força no dinheiro, no status, em um automóvel, ou em qualquer outro bem de valor, e com isso estamos sendo idolatras tal qual os israelitas.
Elias veio com uma força, veio como um fogo abrasador, com um zelo pelas coisas do Senhor, que enfrentava até o Monarca : “Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim”. 1 Reis 18:18.
O profeta provou no Carmelo que Javé é que é o responsável pelas colheitas, pela chuva, pelo calor, o povo então se arrependeu e entendeu que só o Senhor é Deus.
Só que de repente, uma ameaça, o medo da morte, fez o profeta titubear, Jezabel ameaça Elias e desta feita ele foge, se esconde e perde suas forças, revelando seu lado humano que assim como nós temos fraquezas, dúvidas e medos.
Mas é na nossa fraqueza que o Poder de Deus se aperfeiçoa: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” 2 Cor 12.9, Deus então manda um anjo que alimenta Elias, que têm suas forças renovadas para um encontro com o Senhor no Horebe, igual a Moisés passa a ter maior intimidade com Deus. Qual é o nosso Horebe? É algum monte? Alguma chácara de retiro? A resposta é não! O Nosso Horebe é o nosso próprio quarto, (Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará Mt 6:6), bem pertinho de nós, ao nosso alcance, mas que muitas vezes é negligenciado!
O profeta Elias se tornou um marco, um parâmetro para Deus, quando o Senhor vai iniciar uma Colheita. Jesus disse que João Batista era o profeta Elias que havia de vir, o Batista veio com a mesma força e o mesmo ardor que Elias tinha em suas palavras, convocando o povo ao arrependimento, alertando que a árvore que não desse bom frutos seria cortada e lançada no fogo.
João Batista também teve o seu momento de dúvida e medo quando estava na cadeia na iminência da morte, manda seus discípulos perguntarem a Jesus se era Ele mesmo o Messias ou o povo deveria esperar por outro. Muita gente na iminência da Morte, vai negar a Jesus, vai preferir a marca da Besta e perder a sua Salvação, para poder comprar , comer e não ser assassinado.
Malaquias fala que Elias virá antes do grande Dia do Senhor, na minha opinião essa profecia terá pleno cumprimento com Elias sendo uma das duas testemunhas de Deus que são citadas em Ap 11.
Algumas profecias na Bíblia Têm um caráter cíclico, cumprem-se mais de uma vez, temos o exemplo da profecia de Daniel falando sobre Antioco Epifânio que tipifica o Anti-Cristo da Tribulação, temos a profecias de Is 7.14 que fala do nascimento de uma criança de uma virgem (moça em idade de casar) que nasceu nos tempos do Rei Acaz, mas que teve seu cumprimento total com o nascimento de Jesus, temos então essa profecia sobre a volta de Elias que aconteceu com o Ministério de João Batista, com o próprio Elias na Transfiguração e que terá pleno cumprimento com Elias sendo uma das Testemunhas na Grande Tribulação.
Esse será o momento da ultima colheita, da ultima chamada ao arrependimento, a ultima chance de reconciliação familiar, ultima chance para os pais se unirem aos filhos, dos esposos com as esposas, porque a Grande ira de Deus se derramará sobre o mundo idolatra e perverso, onde os ímpios serão pisados como se pisam as uvas no lagar, (E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até os freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios. Ap 14.20). Mas os justos resplandecerão para sempre.
Assista essa mensagem em vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=RFu-4YumW2c
Para maiores informações acesse:
1 comentário
A Virtude do Profeta Elias! | exateus · 06/06/2015 às 06:44
[…] http://exateus.com/2015/04/17/a-virtude-do-profeta-elias/ […]