É complicada a relação entre a Teologia e a Ciência, porém é simplista afirmar que as duas estejam em oposição, no entanto,  nos casos em que a Teologia esteve em conflito com a ciência, não fica certo que a Teologia tenha saído derrotada.  Exemplos: A previsão por alguns teólogos que o registro fóssil iria apresentar lacunas sistêmicas,  que o Behaviorismo na explicação comportamental não lograria êxito, que o Catastrofismo era necessário nas explicações geológicas, e que a antropologia descobriria uma crença universal em um Ser supremo nas variadas culturas do mundo.

Dentro da revelação bíblica também há a idéia de que a biologia não pode ser reduzida à física e à química, pois a Bíblia indica que os seres vivos possuem essências que os definem como são e se enquadram em tipos naturais.

Em todos os casos citados, a ciência parece ter sucumbido diante da Teologia, esses fatos demonstram que há casos em que as teorias científicas mostraram-se falsas e as asserções da Teologia foram confirmadas.


1 comentário

Inácio de Antioquia - O Portador de Deus - Exateus · 25/07/2020 às 22:47

[…] o exercício da Graça Divina tem de produzir necessariamente o serviço amoroso dentro do corpo. Teologia sempre deve andar de mãos dadas com a piedade. Conhecer a Deus implica ama-lo e toda sua […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *