Rm 8.28

Pregação baseada em Rm. 8.28. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…

O 1º Entendimento que temos quando lemos e esse versículo e refletimos sobre ele é de que mesmo as coisa ruins têm um propósito na nossa vida, ou seja, podemos extrair coisas boas dos acontecimentos ruins e isso pode ser complementado até com outro versículo que diz:

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Romanos 5:3-5

Essa também é a aplicação que a maioria dos pregadores fazem sobre o versículo em questão, corroborando a tese de que Deus manda a prova para nos aprovar ou como dizia o saudoso cantor Lázaro: “O  Deserto é a escola do Senhor, a Faculdade do Senhor”.

Assista em Vídeo essa mesma Mensagem de Rm 8.28 no nosso Canal

Mas nós podemos também inverter os polos, inverter a ordem nesse versículo e também funcionará, pois  como diz a velha lógica:  a ordem dos fatores não altera o produto, ou a ordem dos tratores não altera o viaduto.

Ou seja, podemos também ter o entendimento de que aqueles que fazem o que Deus manda, que anda nos caminhos de Deus, tem todas as coisas cooperando para o seu bem, porque acharam seu propósito de vida, ou melhor, acharam o propósito de Deus nas suas vidas.

O que os Livros dizem sobre Propósito de Vida

Os livros de Desenvolvimento pessoal, de auto desenvolvimento, tomam como marco inicial de prosperidade na vida da pessoa, o encontrar do seu propósito de vida, é claro, que para nós cristãos, descobrir o nosso propósito de vida é descobrir o propósito de Deus para as nossas vidas.

E a verdade é que a gente passa tanto tempo tentando encontrar esse propósito, outros passam a vida toda e não encontram e até dentro das igrejas as pessoas não encontram seu propósito, ou não encontram o propósito de Deus para as suas vidas.

E o motivo desse desencontro é que passamos o tempo todo fugindo desse propósito, passamos o tempo todo enterrando o nosso talento na areia, passamos o tempo todo com medo, achando que Deus é ruim e que o melhor de Deus para as nossas vidas é ruim, ledo engano.

Só que nós fazemos isso inconscientemente, tudo o que pode nos tirar da zona de conforto, nos provoca medo, só que Deus quer que estejamos nos aperfeiçoando constantemente, como diz:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2

Os livros de auto ajuda e desenvolvimento também nos dizem que somos guiados para evitar a dor e buscar o prazer, por isso, estamos constantemente voltando à nossa zona de conforto e deixando nosso progresso físico, mental e espiritual de lado.

Na Casa do Senhor sem propósito

E não se engane, muitas vezes você acha que trabalhado na casa do Senhor, cantando, pregando, ajudando, está cumprindo seu propósito, mas não está. Muitas vezes você larga seu emprego, negligencia a sua família, porque diz que tem um chamado para a Obra quando na verdade sua obra era dar bom testemunho de cristão no seu serviço, na sua vizinhança e no meio da tua Parentela.

Nem todo mundo é Abraão, Abraão foi um caso específico da formação do povo de Deus de onde viria o Salvador que é Jesus Cristo. Você não tem que sair por ai largando seu emprego a não ser quando se tem a pura certeza que você foi reservado mesmo para obra e de alguma maneira seu Ministério está prosperando.

Nada impede de você trabalhar e ser um pregador, de cuidar bem da sua família e também das coisas de Deus. Até mesmo se você for um missionário vá com sua profissão, seja como Paulo que era construtor de tendas e não era pesado para seus irmãos.

E o segredo para descobrirmos o propósito de Deus nas nossas vidas é esse: Seja aquilo que você tem talento, exerça a profissão que você gosta, desenvolva o dom que Deus lhe deus. Todo mundo nasceu com uma aptidão e isso não é de graça, quem deu essa aptidão foi Deus.

O que você tem que fazer é desenvolver essa aptidão cada fez mais, isso vai te tornar feliz, vai cumprir o seu propósito, vai fazer você irradiar alegria, e vai te dar forças para se tornar um cristão cada vez melhor, que é honesto nos negócios, responsável no que faz.

Nossa aptidão está na nossa cara o tempo todo, mas o Deus desse mundo cegou o nosso entendimento quanto a isso, e somando com o medo de sair da zona de conforto, passamos o tempo todo nos enganando quanto a nós mesmo e isso no final ou invés de nos trazer conforto, acaba é nos frustrando, nos entristecendo, trazendo vazio existencial. Pense nisso!

Que Deus te dê um excelente dia de Paz e que você consiga encontrar seus propósito de Vida. Amém!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *