Aula para Escola Dominical /Lição 12 – As Epístolas Instruem e formam os Cristãos/ 20 de março de 2022. – Esboço e Comentários.
Revista – A Supremacia das Escrituras: A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. 1º Trimestre 2022.
Acesse a Próxima Lição: 27/03/2022 – A Leitura da Bíblia e a Educação Cristã
Texto Áureo:
“A graça, a misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, sejam convosco na verdade e amor” (2 Jo 1.3).
Verdade Prática:
As Epístolas apresentam instruções vitais para a compreensão da doutrina cristã, bem como para a formação dos cristãos.
INTRODUÇÃO:
Comentário:
Depois de fazer a leitura da Introdução da Lição para os alunos, um comentário que pode ser feito é sobre as epístolas espúrias com isso falando sobre a própria canonicidade das Epístolas.
Epístolas Espúrias fazem parte dos Escritos apócrifos do Novo Testamento. Essas Epístolas imitam as Epístolas que hoje fazem parte do Canon das Escrituras e são menos conhecidas do que os escritos apócrifos mais famosos. Podemos citar 7 delas:
Epístolas dos Apóstolos, Epístolas de Cristo e Abgarus, Epístolas aos Laodicenses, Terceira Epístola aos Coríntios, Epístola de Lentulos, Epístola de Paulo e Sêneca, e a Epístola Apócrifa de Tito.
Então qual seria o Critério de Canonicidade e autoria das Epístolas?
O mais importante é o testemunho da maioria dessas epístolas nos Escritos de três pais da Igreja que conviveram com os Apóstolos, são eles: Clemente de Roma, Inácio de Antioquia e Policarpo.
Clemente fez citações a Romanos, 1 Corintios, Efésios, Hebreus, Tiago, 1 Timóteo e Tito.
Inácio em suas próprias cartas citou Efésios, 1 e 2 Corintios, Romanos, Galatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e 1 Timóteo.
Policarpo cita Romanos, 1 Corintios, Gálatas, Efésios, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, 1 Pedro e 1 João.
I – COMO AS EPÍSTOLAS PAULINAS NOS INSTRUEM
1. Instruções Salvíficas
Doutrina da Salvação:
Soteriologia – A Salvação é a obra completa de Deus que consiste em trazer homens do estado de pecado ao estado de Glória através de Jesus Cristo.
yasha – AT – Liberdade
Soteria – Septuaginta – Saúde, liberdade, paz, vitória sobre as doenças, sobre a morte.
No Novo testamento Soteria só está em conexão com Cristo como Salvador.
Versículo em destaque:
O Justo viverá da fé. Rm 1.17
Essa expressão aparece 4 vezes na Bíblia:
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
No contexto das Cartas de Paulo, “O Justo viverá da Fé” vira dissertação teológica da Salvação pela Fé, que levou Martinho Lutero a romper com o conceito de Salvação pelas obras da Igreja Católica, dando impulso à Reforma Protestante.
2 – Instruções a respeito de Cristo.
Cristo como Cabeça da Igreja:
Igreja eleita em Cristo.
A Eleição refere-se à escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo para si mesmo, afim de que sejam santos e inculpáveis diante Dele. A Eleição é Cristocêntrica. O próprio Cristo é o primeiro de todos os Eleitos de Deus. Era propósito de Deus, antes da criação do mundo, ter um povo para si mediante a morte redentora de Cristo na Cruz.
A eleição em Cristo é Coletiva, a eleição de um povo, assim como foi como o povo de Israel, assim é com a Igreja. Os eleitos são chamados e corpo, de a noiva de Cristo. Sendo Cristo o cabeça e noivo. O propósito de Deus é que sejamos santos e irrepreensíveis diante Dele. O povo Eleito de Deus está sendo conduzido pelo Espírito Santo em direção à santificação e santidade.
Mediante a fé, o Espírito Santo admite o crente ao corpo eleito de Cristo (igreja) e assim ele torna-se um dos eleitos. Portanto, tando Deus quanto o homem tem responsabilidade na eleição. O eleito pode perder a Salvação? Sim. Caso alguém abandone o navio que é a Igreja e o capitão que é Cristo perderá o destino que Deus predestinou que é a Vida Eterna.
3. Instruções sobre as últimas coisas.
Arrebatamento.
O arrebatamento será antes no meio ou depois da Tribulação?
As três principais teorias sobre o momento do Arrebatamento são Pré-tribulacionismo (a crença de que o arrebatamento ocorrerá antes da Tribulação), Mesotribulacionismo (a crença de que o Arrebatamento ocorrerá no meio da Tribulação) e Pós-tribulacionismo (a crença de que o Arrebatamento irá ocorrer no final da Tribulação)
Eu particularmente acredito que a Igreja passará pela grande Tribulação. Já a nossa Igreja Assembleia de Deus prega que a Igreja não passará pela Tribulação baseada numa visão do Dispensacionalismo Americano.
Todas as visões tem versículos e inferências que as subsidiam. Então veja nosso vídeo com argumentos a favor do Arrebatamento pós-Tribulacionista:
4. Instruções Pastorais e pessoais.
Manejar bem a Palavra de Deus no combate as heresias.
Docetismo e Gnosticismo.
Na verdade o Docetismo é uma espécie de Gnosticismo.
O termo “gnosticismo” vem da palavra “gnosis”, que quer dizer “conhecimento”. A salvação era o foco dos gnósticos. Criam que tudo que fosse matéria era necessariamente mau. O ser humano, para eles, era um espírito eterno que de alguma maneira ficou preso nesse corpo material. Para o gnosticismo, o corpo era essencialmente mau.
A finalidade dos gnósticos é conseguir escapar do corpo e do mundo material em que fomos presos. Os gnósticos afirmam que a princípio toda realidade era espiritual. O Ser Supremo queria criar apenas um mundo espiritual.
Docetismo é Gnosticismo.
Sobre a natureza do corpo de Jesus, alguns gnósticos diziam que tinha corpo, mas que esse corpo era feito de uma “matéria espiritual” diferente do corpo humano. A maioria negava o nascimento de Jesus, pois tal nascimento o colocaria sob o poder deste mundo. Essas doutrinas sobre a natureza do corpo de Jesus acabam sendo enquadradas no que se chamou de Docetismo.
Docetismo é uma palavra grega que significa aparentar, pois todas essas doutrinas acabam se resumindo na constatação errônea que o corpo de Jesus era apenas aparente.
Assista também nosso vídeo explicando o Gnosticismo:
II – Como as Epístolas Gerais nos formam
1. As Epístolas de Pedro
- Combate às Heresias
2. As Epístolas de João
Combate às Heresias
As outras Gerais. Hebreus.
O Justo viverá da Fé. Lembrando que até o início do século III ninguém duvidava que a autoria da Carta as Hebreus fosse de Paulo.
Aprenda mais sobre as Heresias no vídeo:
III – AS EPÍSTOLAS CONTINUAM FALAR
1. A Doutrina da Justificação:
A Justificação é pela Graça por meio da Fé.
2. A Dourina da Santificação
A Santificação precisa ser distinguida da Justificação, enquanto nesta o processo é instantâneo no momento que recebe a Cristo, na Santificação o processo é gradual.
3. A doutrina da Glorificação
O Cristão deve glorificar a Deus em seu corpo. Manifestar a Gloria de Deus através de uma vida santa, justa e fiel a ele. O Cristão deve manifestar a semelhança com Cristo através do Fruto do Espírito Santo. Durante a Transfiguração foi vista a Glória de Jesus. Na Ressurreição o Crente será transformado e será semelhante ao Salvador glorificado.
CONCLUSÃO
As epístolas preparam o ser humano para para a Glorificação, desde o ensinamento da Salvação pela Graça através da Fé, passando pelos ensinamentos da justificação, santificação e glorificação, nesse processo o crente deve manejar bem a Palavra de Verdade contra as heresias, mas fazer tudo isso com Amor, sempre querendo transmitir esse conhecimento do evangelho para a Salvação do seu próximo. Amém.
Próxima Lição:
Escola Dominical 27/03/2022 – A Leitura da Bíblia e a Educação Cristã
0 comentário