Pin It

ganhar dinheiro é pecado

Ganhar dinheiro aqui nesse texto se refere a ficar rico. Então é pecado querer ficar rico? Note-se que não estou falando se é pecado ser rico mas querer ficar rico. E faz alguma diferença? De fato não faz, mas faço assim para mostrar que ser rico é muito difícil para o padrão mental comum, inclusive de quem é “do mundo” e também da Igreja.

Só que ficar rico apesar de ser difícil, ainda é mais fácil do que ser próspero, pois mesmo uma pessoa muito rica é capaz de não ser prospera. Prosperidade engloba várias áreas da vida e não só a financeira, áreas como: Família, casamento, saúde e espiritual. Muitas vezes ter ou conseguir muito dinheiro acaba comprometendo essas outras áreas da vida.

Então, quando se tenta ou se ganha dinheiro comprometendo para pior as outras áreas da vida, esse ato se torna pecado, pois pecado significa errar o alvo, e quem está nessa, está errando muitos alvos com relação ao que Deus quer para as nossas vidas. Mas se você consegue ganhar dinheiro sem comprometer a qualidade de vida, o dinheiro é uma benção.

Porque com dinheiro podemos ter uma qualidade de vida melhor, saúde, viajar, dar condições aos nossos filhos, enfim, viver.

É lógico que a Bíblia traz muitos avisos com relação ao dinheiro e ser rico. No meu entender a principal advertência veio na passagem do Jovem Rico com Jesus. Vejamos:

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.

Mateus 19:16-23

Note-se dessa passagem que o Jovem já seguia em um caminho bom mas não tinha ainda a certeza da Salvação. Entendo que a Salvação segue um caminho gradual de crescimento em nossas vidas. Primeiro vamos suprindo nossas necessidades mais básicas como alimentação, segurança, estudos, crescimento profissional, família, casamento, prosperidade, claro tudo isso já permeado pela Palavra de Deus.

Então, à medida que ficamos mais velhos vamos pensando mais nas necessidades espirituais, e as coisas do corpo e do cotidiano vão fazendo menos sentido e vamos buscando mais as coisas que são do alto. O jovem Rico queria uma resposta do mais alto padrão de Jesus. Então Jesus o lançou o desafio: Se queres ser perfeito, então vende tudo o que tens e me segue.

Foi como se Jesus estivesse dizendo: Se queres queimar etapas na tua vida, se queres ser Borboleta antes de passar pelo Casulo, então vende tudo o que tens e me segue. Muitas pessoas que se tornam ricas nunca chegam a entrar no casulo da plenitude espiritual, comprometem a saúde, a qualidade de vida, a família em prol do dinheiro e aqui podemos usar outra passagem de Jesus com relação as riquezas:

Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Marcos 8:36

Saiba também sobre Expansão da Consciência através da Teologia:

No Curso abaixo sobre expansão da Consciência cristã através da Teologia, mostramos como o conceito de dinheiro e riqueza foi mudando através dos tempos para hoje ser aceita até mesmo biblicamente. 

Curso Grátis de Expansão da Consciência e Inteligência Espiritual através da Teologia

O que é a Teologia do Coaching? Fundamentação Bíblica

Siga-nos no Telegram

Conheça nossos Cursos em Parceria com a Universidade da Bíblia:


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *