Até que já fizeram comparações pessoais antagônicas entre Trump e Bolsonaro que quebrou aqueles que enxergavam semelhanças entre os dois. Trump é um escritor, apresentador e empresário bilionário bem-sucedido. Bolsonaro foi um militar subversivo que foi expulso da corporação e que depois passou quase 30 anos no Congresso sem fazer nada.
Dito isso, vamos às comparações dos planos de governo ou estilos econômicos: Trump foi eleito falando em sua plataforma que iria dar mais atenção aos trabalhadores e que iria tentar fazer uma melhor distribuição de renda no seu país. Bolsonaro falou no próprio país de Trump que iria trabalhar para os Empresários e que iria retirar direitos dos trabalhadores para que se criassem mais empregos, coisa que o Temer já fez e não deu certo.
É lógico que muitos especialistas em economia dizem que Trump surfa em uma onda de crescimento que já vinha se formando pelo menos dois anos antes de seu mandato e que deverá durar uns oito anos e depois disso a bolha pode estourar.
É a mesma previsão negativa que fizeram com Lula quando seus opositores dizem que ele surfou na onda das commodities só que a bolha só estourou por causa do boicote que Cunha, Aécio e a Lava Jato fizeram com o Governo Dilma e com a indústria do país.
Aliás só escrevi esse texto, porque vi coxinha comemorando o sucesso econômico do Governo Trump tendo que ser veiculado na rede Globo, que sim, odeia o Trump, mas que também odeia o Lula, aliás em matéria de distribuição de Renda e geração de empregos, Lula foi maior pelo menos umas dez vezes do que Trump, porque conseguiu fazer isso em um pais onde a fome e o analfabetismo eram endêmicos, conseguiu elevar o Brasil à quarta economia mundial e liderança no Brics, hoje dá até pena e vergonha de ver o Brasil de Temer como patinho feio no Brics.
Os números sobre a administração Trump dizem que o desemprego caiu, que o comércio está aquecido e que o PIB vem crescendo também. O que Trump fez foi simples: reduziu os impostos sobre as Empresas que começaram a comprar mais equipamentos e a empregar mais, ou seja, o Temer no Brasil tomou propositalmente via errada. Outra coisa favorável no Governo Trump é que o Mercado o ver como um Homem de Negócios e isso trouxe confiança aos investidores, acredito eu, que as medidas protecionistas como a taxação do aço, ainda não fizeram efeito, mas também irão fazer a médio prazo.
Enfim, se Trump vai bem na economia, no jogo político é mais complicado, até porque Trump é ambíguo e nessa característica ele parece realmente com Bolsonaro. Trump ataca as políticas de migrações, mas também não faz nada para facilitar e ajudar refugiados cristãos, Trump ataca o Irã mas continua com sua aliança com os Sauditas e principalmente na questão da Rússia (que ele deveria ser aliado), na frente fala uma coisa e por trás fala outra. Na verdade, no jogo político, Trump uma hora agrada o Estado Profundo (Illuminatis) outra hora não, o final disso só o tempo dirá.
0 comentário