Cavernas de Qumran - Israel Imagem de Stock Editorial

O Texto do antigo testamento foi conservado pelos Israelitas como nenhum outro manuscrito foi preservado. Eles contavam até o numero de letras em cada documento. Escribas, Mestres da Lei e Massoretas preservavam e transmitiam esses documentos com fidelidade quase que perfeita.

Ninguém nunca contou o numero de letras ou silabas de Obras de autores famosos como Platão e Aristóteles. O numero de manuscritos do Novo Testamento disponíveis são maiores que  o de qualquer outra obra da literatura antiga e foram escritos muito próximos da data da escrita original.

Os manuscritos do Mar morto

Os críticos da Bíblia achavam que grandes diferenças seriam encontradas com a descoberta dos manuscritos do Mar Morto, aconteceu justamente o contrário. Para exemplificar temos o manuscrito de Isaías, antes das descobertas do Mar Morto, a copia mais antiga era datada de 900 d.c, a coleção descoberta é datada de 100 a.c, ou seja mil anos de diferença.

A comparação feita entre os dois documentos revelou pequenas variações de ortografia, algumas mudanças estilísticas e quase nenhuma palavra foi deixada de fora ou adicionada.  Portanto nesses mil anos de diferença entre as duas documentações não houveram  modificação real ou significativa em comparação ao texto das mesmas.

Verdadeiramente a descoberta dos manuscritos em Qumran oferece solidez para acreditarmos que o Antigo Testamento que possuímos na atualidade é como o dos documentos originais.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *