A Parábola do Semeador é a Parábola que inaugura as Metáforas de Jesus sobre o Reino de Deus. No Evangelho de Mateus essas Parábolas se encontram de maneira mais completa. De acordo com nosso Curso de Expansão da Consciência, cada época tem sua maneira de interpretar textos antigos e nesse caso as Escrituras.
O tipo de interpretação que foge do texto literal não é coisa nova na Teologia, esse tipo de interpretação (Alegórica) tem inicio na Escola de Interpretação Alexandrina que remonta os tempos do Judeu Filon de Alexandria, passando por Clemente e Orígenes, ambos de Alexandria.
Aliás é de Clemente a citação mais forte sobre esse tipo de interpretação bíblica: “Quem fica apenas com o sentido literal fica como menino que só bebe leite e nunca chega a ser adulto”. Entendemos que cada época traz um tipo de interpretação pois em cada época a consciência é expandida com mais informações.
Na época atual vivemos os que os “coaches” chamam de “era exponencial”. Essa era exponencial é caracterizada por avanços cada vez mais rápidos principalmente na tecnologia como o 5G, Metaverso, Impressoras 3d, automação robótica, aplicativos e etc, sem falar nos conhecimentos quânticos e no capitalismo financeiro comandando a economia através de investimentos e tudo isso capitaneado pelos algoritmos.
No entanto, não estamos aqui pregando que a verdade é relativa, as Palavras de Jesus vão ser verdadeiras sempre, apenas o que muda é o jeito de enxergá-las visando o bem estar de todos como Igreja Universal para que cada um se torna um com o Pai e com todos.
Já tivemos explicações, sociológicas, psicológicas, psicanalíticas e até marxista dos Textos bíblicos. Não se trata aqui de torcer ou pregar um outro evangelho como fazem os espíritas ou ufólogos que pregam coisas contrárias à cosmovisão cristã como a reencarnação ou vida em outros planetas, mas apenas um enxergar balizado em avanços da ciência como a Quântica e os estudos sobre o Inconsciente. Vamos ao texto:
Parábola do Semeador
E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.
Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.Mateus 13:3-23
Explicação da Parábola à Luz do Coaching:
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
Segundo o grande autor de Desenvolvimento Humano já falecido Napoleon Hill, em seu Livro “Mais esperto que o Diabo” que trata de uma entrevista entre o autor do livro e Inimigo de Nossas almas, o meio que mais Satanás usa para dominar a humanidade é a implantação do medo no coração das pessoas. O medo paralisa e impede o desenvolvimento. Podemos dizer que o medo é o antagonista da Fé e sem Fé é impossível agradar a Deus.
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
Segundo o escritor Charles Duhigg em seu livro “O Poder do Hábito”, as pessoas que recaem, que voltam a um velho habito degradante, voltam geralmente por causa de uma adversidade inesperada, o que a Bíblia chama de “Dia Mau”. Quando o dia Mau chega, mesmo pessoas que a muito tempo andavam num caminho bom, podem se desequilibrar e isso também por falta de fé, mas mais ainda por falta de propósito de Vida. Pessoas com propósito firme de vida, conseguem fazer planos que antecipam o que fazer quando chegar o dia mau.
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Esse caso é o de quem sofre com o pecado capital da Luxúria. Escrevemos sobre isso no texto em que tratamos sobre os 7 pecados capitais:
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
Conclusão:
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Esse é o Cristão que consegue atingir e percorrer todo o caminho dos bons hábitos. 1º Ele adquire Fé com a ajuda do Espírito Santo pois compreende a Obra Salvadora de Cristo e com isso passa a viver para recompensar Cristo por isso.
Entende que precisa congregar para colocar sua Fé em prática, entende que é preciso carregar a carga uns dos outros, entende que precisa ouvir testemunhos de outros que abraçaram a sua mesma fé para fortalece-la. E a melhor fonte de Testemunhos se encontra na Bíblia.
É o Cristão que têm um propósito definido de não se desviar nem para a Direita e nem para a Esquerda, entende que recebeu um Dom profissional de Deus e que a sua melhor pregação é desenvolver com excelência esse Talento.
Entende que a melhor maneira de Receber é doando, doando tempo, conhecimento, carinho, dinheiro, consolo, esse sim, vai dar frutos de cem, de sessenta e de trinta.
0 comentário