Tangedor na Bíblia

Na passagem de 2 Reis Capitulo 3 da Bíblia, há um fato emblemático que fala sobre o Tangedor.

Vamos à Passagem:

Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu.

2 Reis 3:15

Resumindo o episódio:
Três Reis saíram à Guerra contra a Nação de Moabe. Estavam entre esses Reis, o Rei de Israel Jorão,  o Rei de Judá Josafá e o Rei de Edom. Jorão era de uma linhagem de Reis rebeldes contra Deus. Josafá andava nos caminhos do Senhor.
Como as condições climáticas se mostravam sempre adversas contra esses três Reis, nessa empreitada de Guerra, então, eles resolveram consultar o homem de Deus, Profeta do Senhor, Eliseu, para saber se Deus estava com eles nessa peleja ou não.
Eliseu disse que só iria consultar a Deus em respeito ao Rei Josafá de Judá, pois Jorão era um idolatra. Então, antes de profetizar, Eliseu pede a presença de um “Tangedor”.

Mas o que seria um Tangedor?

Segundo o Vocabulário Oxford do próprio Google, Tangedor seria aquele tange animais ou que toca instrumentos.
Nesse caso, o Tangedor pedido por Eliseu seria um tocador de instrumentos que também poderia ser um tangedor de animais rss.
Poderíamos dar uma explicação simples e da própria Bíblia para esse pedido, pois a própria Bíblia diz que Deus habita no meio dos Louvores. Salmo 22.3.
Mas também podemos dar uma explicação da Neurociência sobre esse acontecimento. Para isso vamos começar falando das ondas cerebrais. Segundo a Neurociência, existem 4 frequências distintas de ondas cerebrais. São elas, da menor para a maior: DELTA, TETA, ALFA e BETA.

Os cinco sentido físicos: tato, paladar, olfato, visão e audição, estão associados com o funcionamento cerebral na frequência BETA. Quanto mais você vai descendo a nível de ondas cerebrais você vai entrando em estados subconscientes que são mais criativos e por assim dizer espirituais.

Nessa escala o Estado ALFA é fundamental pois ele adentra aos níveis espirituais e criativos, mas ainda pode conservar o estado de Vigília. José Silva, um americano de origem Mexicana ficou famoso quando a partir dos anos 60, conseguiu construir um método de meditação (através de muito estudo e experimentação) para as pessoas adentrarem no Estado Alfa mantendo toda a consciência.

As descobertas de José Silva indicaram que o cérebro, a mente e a inteligência humana, quando em níveis cerebrais mais baixos, obtêm um enorme potencial de aprendizado e de solução de proble­mas. Demonstra também que a inteligência humana não só é capaz de captar informa­ções impressas em seu próprio cérebro, como pode perfeitamente buscá-las à distân­cia, em outros cérebros.

Inferimos que a Mente de Deus, ou seja o Espírito Santo, se comunica com os seres humanos, com os chamados dons de Profecia, nesses estados mais baixos de frequência cerebral. E esses estados também podem ser induzidos através da música, como certamente aconteceu no caso do Tangedor de Eliseu.

Acreditamos também que Adão e Eva e os antigos tinham acesso direito a essas ondas cerebrais mais baixas que também são propícias a auto cura, que junto com outros fatores ambientais, ajudavam os antigos a viverem mais, mas o pecado ao longo do tempo de alguma maneira atrofiou esse acesso, agora só temos o sono e a boa alimentação para nos rejuvenescer.

Lavagem Cerebral?

Críticos da Religião, não entendendo mas conhecendo a interação natural da música e até mesmo do ambiente sacro com o cérebro humano, acham que todo pastor ou igreja utiliza da música e do ambiente para fazer uma lavagem cerebral em seus fiéis.

Um autor que vai nessa linha é Dick Sutphen, em seu livro “A Batalha pela sua mente” ele acredita que desde a época dos grandes avivalistas americanos como Jonathan Edwards e Charles Finney já se usava técnicas como músicas e pregações ritmadas para as chamadas conversões em massa que segundo a sua teoria eram apenas lavagens cerebrais.

Segundo um trecho de seu Livro:

“Se você desejar ver um pregador revivalista em ação, há provavelmente vários em sua cidade. Vá
para a igreja ou tenda e sente-se acerca de três-quartos da distância ao fundo. Muito provavelmente
uma música repetitiva será tocada enquanto o povo vem para o serviço. Uma batida repetitiva,
idealmente na faixa de 45 a 72 batidas por minuto (um ritmo próximo às batidas do coração
humano) é muito hipnótica e pode gerar um estado alterado de consciência, com olhos abertos, em
uma grande porcentagem das pessoas. E, uma vez você esteja em um ritmo ALFA, você está pelo
menos 25 vezes mais sugestionável do que você estaria, em um ritmo beta, de plena consciência.

Mas como já falado no próprio Método Silva, no estado Alfa, o sujeito fica é mai criativo e inteligente. O que refuta em grande parte a tese de Dick Sutphen. Lembrando que Jose Silva levou décadas para preparar seu método que foi testado em várias pessoas e não é apenas especulativo como a Teoria de Sutphen.

Voltando ao Tangedor, desta feita com o Rei Davi.

Outra Passagem bíblica que também trata da música e interação espiritual ou estado alterado de Consciência é uma passagem entre o Rei Davi ainda jovem e o Rei Saul. Vamos à Passagem:

E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

1 Samuel 16:23

Para essa passagem também temos um explicação à da Luz do Método Silva. Vamos as próprias palavras de Silva:
Se, em seu nível meditativo, (Alfa) você tentar se sintonizar com alguma espécie de inteligência para ajudá-lo em seus maus propósitos, isto será tão inútil quanto tentar sintonizar em seu rádio uma emissora que não existe.
Alguns me acusam de ser ingênuo nesse ponto. Milhares de pessoas já sorriram indulgentemente enquanto eu falava sobre a completa impossibilidade de causar danos em Alpha, até que aprenderam por si mesmas. Já existe muita maldade neste planeta e nós, os humanos, realizamos mais do que seria a nossa parte. Isto é feito em Beta, não em Alpha ou Theta, e provavelmente também não em Delta. Minhas pesquisas provaram esse ponto.
Nunca recomendei o desperdício de tempo, mas se você precisa provar isto para si mesmo, entre em seu nível (Alfa) e tente fazer com que alguém fique com dor de cabeça. Se você visualizar esse “acontecimento” tão vividamente quanto necessário para fazer alguma coisa acontecer, as possibilidades são: você, e não
a sua possível vítima, ficará com dor de cabeça, e/ou você não conseguirá se manter em Alpha.
Diante dessas falas de Silva podemos concluir que as possessões demoníacas não ocorrem nos níveis cerebrais calmos da consciência e o transe psicodélico deve acontecer em outras ondas talvez mais altas do que a própria BETA e por isso quando Davi tocava a Harpa que acalmava Saul o Espírito Mau ia embora.

Referências:

José Silva. O Método Silva de Controle Mental
A Batalha Pela Sua Mente. Dick Sutphen

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *