7 Pecados Capitais

Os 7 Pecados capitais representam 7 comportamentos básicos que trazem disfunções para a vida de quem os pratica. Essas disfunções  afetam a vida emocional, prática e espiritual de quem os comete. Podemos dizer que os 7 pecados capitais estão ligados a anseios que só se satisfazem quando o sujeito comete exageradamente os seguintes atos e/ou comportamentos: Avareza, Gula, Inveja, Ira, Luxúria, preguiça e soberba.

O Conceito de 7 pecados capitais não está na Bíblia explicitamente, esse conceito foi difundido pela Igreja católica durante a Idade Média. Durante a Idade média não vigorou o entendimento de Salvação pela Fé que só viria na Reforma Protestante através de Lutero. Só Jesus perdoa pecados, mesmo assim, é bom evitar esses pecados capitais porque eles podem trazer queda, mal testemunho, falta de prosperidade e “infrutividade” no Reino.

Superação dos 7 Pecados Capitais

Pecado 1- Avareza

Avareza também é sinônimo de Ganância. Sobre a Avareza tratamos no nosso artigo passado que fala de acumular bens. O acumulador inveterado de bens está desrespeitando quase todas as regras da Prosperidade. O sujeito avarento pode até ser rico, mas não é prospero.

Seu primeiro Desrespeito é quanto as 4 forças do dinheiro. Para não sermos escravos do dinheiro temos que ter 4 atitudes com relação ao mesmo, são elas: Ganhar, poupar, investir e gastar. O indivíduo avarento está apenas poupando e por isso, além de ele está desrespeitando as 4 forças do dinheiro ele provavelmente também está desrespeitando a chamada Roda da Vida.

A Roda da Vida são as várias áreas que a pessoa deve ir bem para ser considerada próspera, são elas: Espiritualidade (Deus), Família (Casamento, filhos e parentes), Profissão (fazer aquilo que gosta), Área Financeira (várias fontes de renda), Amizades (tempo com verdadeiros amigos),  Filantropia (doações e/ou dízimos), Lazer, Serviço Social, etc.

Note como tudo está relacionado: O sujeito que só poupa, com certeza está com pouca fé em Deus e vive com medo, não está tendo tempo de qualidade com sua família, pois vive preocupado em acumular e não quer gastar, não está fazendo doações e ajudando outros e com isso se torna infeliz.

Sair da condição de Avareza não é fácil, primeiro a pessoa tem que se conscientizar de tudo isso que falei acima e depois ela tem que sair dos estados de ansiedade e medo que desencadeiam a sua avareza. A força contrária aos estados de medo e ansiedade é a Fé em Deus.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.Filipenses 4:6-8″

Pecado 2 – Gula

Gula é o desejo excessivo por Glutonarias: comida, bebida, guloseimas etc. Também são anseios que disparam o desejo de comer, como Tédio ou ansiedade principalmente. Quando você se encontra em situações de tédio, o cérebro dispara o gatilho do preenchimento e quem já está viciado vai acabar buscando comida.

Teorias cerebrais que tratam sobre a formação de hábitos, pregam que o sujeito tem que mudar a rotina quando o anseio (tédio) aparece. Primeiro a pessoa tem que identificar os horários e/ou condições que o tédio aparece em sua vida, como por exemplo se é pela manhã, se é no intervalo do trabalho, se é a noite e com isso mudar a rotina que o levaria à comida.

Trocar a ida à Lanchonete, ao restaurante ou à cozinha por uma caminhada, exercício físico e medir a satisfação com a perda de peso na balança. A vida espiritual e o serviço eclesiástico já fazem tudo isso naturalmente. A pessoa que se converte verdadeiramente ganha um objetivo de agradar a Jesus que é seu Salvador.

Se ela frequentar uma igreja, lá ela vai ter contato com os irmãos, vai ter serviço na obra, o cristão vai acabar criando rotinas de lê a Bíblia, fazer orações e se tiver realmente empenhado vai fazer Jejum. Esse preenchimento de horários vai reduzir o tédio e a ansiedade e trazer satisfação intelectual, social e espiritual.

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,Efésios 5:18,19

Pecado 3 – Inveja

A Inveja surge na vida da pessoa pela falta de propósito da mesma. A pessoa que não tem metas, que não tem um objetivo na vida e que não tem planos para atingir essas metas, acaba ficando sem norte, sem orientação na caminhada e fica pulando de galho em galho tentando imitar as outras pessoas.

É louvável ter alguém em que se inspirar, ter um mentor ou se informar do que outros fizeram para alcançar sucesso, mas isso quando a pessoa tem um propósito e sabe onde quer chegar, então fazer o que outras pessoas fizeram em determinada área almejada se torna um recurso rumo à vitória.

Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

1 Coríntios 11:1

Pecado 4 – Ira

A ira é o mesmo que a raiva. Sentir raiva é natural, mas se tornar uma pessoa explosiva denota sinal de estresses alto e de falta de controle. Antes de explodir, existem várias técnicas simples como contar até 10 ou dar várias respiradas profundas. Pessoas que se zangam muito rápido têm um ego muito inflamado, é bom procurar mais humor e não se levar a sério demais, dar risadas de si mesmo.
Aquele que se irrita ou se zanga está dando domínio de sua mente para outra pessoa, seus sentimentos você pode controlar mudando o foco.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.Efésios 4:26,27

Pecado 5 – Luxúria

A Luxúria se caracteriza como um motivo errado para se adquirir riqueza. A Luxúria pode ser considerada o mesmo que Ostentação. Pessoas que querem enricar para ostentar estão fugindo dos motivos nobres da Riqueza como enricar para o crescimento pessoal, enricar para ajudar os outros, enricar para comprar bens que podem ajudar o próprio crescimento pessoal.
Quando enricamos numa troca de benefícios com o próximo estamos cumprindo uma Lei do Universo de Abundância para todos, quando queremos enricar apenas para ostentar, estamos entrando em uma vibração baixa e o Universo irá cobrar a fatura.

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

Provérbios 16:18

Pecado 6 – Preguiça

Preguiça é o mesmo que Procrastinação. Procrastinação acontece porque o cérebro busca sempre poupar energia. Isso implica que o sujeito está sempre na sua zona de conforto pois está sobe o domínio do medo de evoluir e isso denota falta de Fé, falta de fé principalmente em si mesmo, ou seja, o procrastinador tem um grande complexo de inferioridade.

Complexo de inferioridade advém de “Crenças Limitantes”, crenças limitantes são internalizações de opiniões de outras pessoas ou de conceitos arraigados de determinada sociedade do tipo como: “papagaio velho não aprende a falar”, “só enrica quem já é rico”, “você não é capaz”, dentre outras, a maneira de eliminar crenças limitantes é descobri-las e tirá-las da mente, pois sempre são generalizações falsas.

Também os incentivos são importantes para o procrastinador e uma grande fonte de incentivo é a própria Palavra de Deus com seus exemplos de homens e mulheres que Deus levantou mesmo não parecendo que tinham grandes atributos.

Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, Varão valoroso.

Juízes 6:12

Pecado 7 – Soberba

A soberba é contrária à humildade. O Soberbo pensa que não tem nada mais a aprender. Um dos segredos da vitalidade é estar sempre procurando a aprender e a ser útil para a Coletividade.  Quando achamos que já sabemos tudo, estamos mortos em vida. Aqui repito também o versículo da Luxúria:

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

Provérbios 16:18

Conclusão sobre os 7 Pecados Capitais

Notamos que a maioria dos pecados capitais estão entrelaçados tanto em causa como em soluções. As causas concomitantes são: falta de clareza e propósito na vida o que gera ansiedade e medo denotando uma fé pequena da pessoa.

Encontrar o nosso propósito de vida já resolve muitos dos problemas elencados como pecados nesse texto. Propósito de vida resolve as crises de ansiedade que podem levar à gula e à inveja, e resolver o problema do medo através da fé resolve os outro pecados capitais.

A melhor maneira de possuir propósito de vida é aceitando Jesus como Salvador, entender que Ele deu a vida para nos Salvar, para que tenhamos vida em abundância. Quando entendemos a Salvação de Cristo, ativamos o gatilho da Reciprocidade e então procuramos viver em novidade de Vida, só temos que ter cuidado porque hábitos nunca morrem no cérebro, apenas são substituídos por outros.

Por isso, temos que todo tempo evitar a aparência do mal e renovar a nossa mente, lembrando que o nosso propósito de vida é o propósito que Deus quer para nossas vidas e ele já nos deu o caminho nos dando aptidões para determinadas áreas profissionais e/ou espirituais.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Filipenses 4:8

Gostou desse Texto? Acesse mais conteúdos relacionados logo abaixo:

Teologia do Coaching – O que é?

Jardim do Éden e o Subconsciente – Coaching Cristão

Curso Grátis de Expansão da Consciência e inteligência espiritual através da Teologia

Coaching Messiânico o que é?

 

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *