Pin It

Jesus Cristo. quem é toda a história

Jesus Cristo é uma pessoa singular em vários aspectos, principalmente quando centraliza a dádiva da Graça de Deus. Jesus transformou toda a História, sendo que através Dele a Eternidade invadiu a dimensão temporal.

Jesus é o Deus que se fez homem que por meio de sua Redenção fez a vida humana adquirir um novo significado acima da ordem material e abriu acesso ao ser humano à plena Comunhão com Deus que agora é sentido como um Pai.

A vida de Jesus está registrada nos Evangelhos que apesar de muitos filósofos e historiadores contestarem, o fato é que esses escritos apresentam muitos elementos históricos incontestáveis sobre aquele que se teria sido apenas um homem normal já teria sido um dos maiores da história, senão o maior.

No entanto, os seus milagres apresentados nos Evangelhos o torna como alguém singular como já foi dito, até porque como atestaram suas testemunhas: “ninguém falava como Aquele homem”.

Os primeiros evangelhos apareceram cerca de 30 anos depois dos últimos eventos que lá são descritos. Nesse ínterim, um grande número de memórias sobre Jesus de Nazaré permaneceu em centenas de vidas, senão, milhares, que proclamaram o seu evangelho.

O Senhor Jesus Cristo não deixou nada escrito, mas transmitiu aos seus apóstolos em forma de palavras, exemplos, milagres e parábolas principalmente sobre o envio do Espírito Santo sobre aqueles homens que haveriam por intermédio desse mesmo Espírito, serem suas testemunhas até os confins da Terra.

O principal cenário da vida de Jesus foi a região da Palestina em um período em que o Império Romano dominava quase todo o Oriente próximo. Nessa época a inquietação do povo judeu contra a dominação romana estava muito exacerbada, principalmente por parte dos Zelotes que levantavam sedições.

Com todo o clima de hostilidade reinante na nação, os ensinamentos de Jesus poderiam ser facilmente mal interpretados, como foram, na tentativa de alguns em conseguir poder temporal ou até mesmo de evitar qualquer tipo de poder temporal por parte do Cristo.

Diante de todas as dificuldades, mas sob o poder do Espírito Santo, a Igreja de Cristo conseguiu caminhar apenas ao longo das diretrizes estabelecidas por Jesus, livre de razões e métodos temporais, desse modo, Roma não precisava temer nenhuma competição com a Igreja Cristã, mas não foi o que aconteceu.

Jesus nasceu de mãe Judia (Maria) em um lar tradicionalmente religioso judeu, possivelmente sedo um lar de simplicidade e poucos recursos financeiros. Jesus foi estimulado como toda criança hebreia da época a amar as Escrituras e viver em torno da Sinagoga.

Jesus se aprofundou na Lei e nas tradições do seu Povo. O domínio que exercia sobre as Escrituras demonstrava um estudo aprofundado e dedicado por um longo período sobre esses Escritos. No entanto, o período de sua infância e adolescência tem poucas referências de situações.

Todo estudo de Jesus, e longe da hierarquia rabinica, fez com que o Mestre fosse capaz de identificar as necessidades espirituais de seu povo de maneira independente e indicar os desvios que os lideres religiosos da época haviam entrados.

Não podemos esquecer também que Jesus é Deus e que ele estava consciente o tempo todo de sua Missão espiritual e metafísica, mesmo sofrendo as privações de seu corpo terreno. Mesmo assim, Jesus foi dedicado em suas missões como homem, se aperfeiçoando da melhor maneira que podia.

Jesus é 100% homem e 100% Deus, por isso mesmo foi o mais judeu dos homens e ao mesmo tempo foi o menos, já que na verdade era um homem universal que transcendia os pensamentos e preconceitos judaicos contra o resto da humanidade.

Jesus era sanguineamente filho de Davi e Abraão, mas era universalmente filho de Adão, na verdade um Novo Adão que veio inaugurar com sua primogenitura um novo Reino em que carne e sangue não entram, mas apenas pessoas regeneradas, nascidas de novo, com corpos gloriosos.

Nascimento e Infância de Jesus

A Infância de Jesus Cristo

Jesus nasceu no Reinado de Herodes o Grande. (Mt 21). Poucas informações tem acerca da Infância de Jesus, esse fato evidencia que os Evangelhos não tinham a intenção de ser uma biografia no sentido primordial dessa palavra.

Os Evangelhos têm a finalidade de fornecer um melhor entendimento da própria mensagem de Jesus. Temos como relato desse período da infância de Jesus a visita que ele Fez ao Templo aos doze anos. Jesus também é visto crescendo em estatura e conhecimento da Palavra de Deus.

O Batismo de Jesus

Jesus Cristo. Quem é? Toda a História

João Batista, o primo de Jesus, foi quem o batizou, marcando o inicio do Ministério de Jesus como o Servo de Javé. (Mt 3.17). Nesse acontecimento, o Espírito Santo desceu sobre Ele e a voz vinda do Pai o reconheceu. “Esse é meu Filho Amado em qual me tenho comprazido”.

A Tentação de Satanás

Liturgia Diária

Mesmo após o preparo nas Escrituras e seu batismo, Jesus ainda não estava pronto para o Ministério, para isso ele precisava passar pelas tentações do Inimigo. Após isso, Jesus iria se defrontar com pessoas que o demônio havia cegado, com pessoas cujos os corpos estavam possuídos por espíritos maus, por vidas sem esperanças e com doenças de origem natural e malignas.

Ao passar e vencer por todas as Tentações do Maligno no Deserto, Jesus ganhou o direito de expulsar os demônios e livrar os homens da sua subjugação. Ao Derrotar o demônio em suas tentações, Jesus alcançou o modelo de uma resoluta obediência e dependência de Deus.

Local e duração do Ministério de Jesus

Conheça a Galileia, uma região especial para Jesus - Unitur Agência de  Viagens e Turismo - Nacional e Interncional

Nas Informações dos Evangelhos Sinóticos fica claro que grande parte do Ministério de Jesus teve lugar na Galileia com viagens entre as cidades e vilas dessa região. A cidade de Cafarnaum era uma espécie de base para o Ministério de Jesus, a cidade ficava em uma Região estratégica central.

Jesus foi algumas vezes para fora da Região da Palestina, tendo ido para as regiões de Tiro e Sidom, para Decapolis e para Cesareia de Filipe.

Também foi algumas vezes para Jerusalém principalmente na época das Festas Judaicas. Ao todo, o seu Ministério de Pregação, Curas e Milagres girou em torno de três anos, alguns estudiosos defendem até mesmo um período de quatro anos.

Ensinos de Jesus

Sermão da Montanha | Espiritismo.tv

As pessoas ficavam impressionadas da Maneira como Jesus falava com autoridade. (Mc 1.22). Ele não mencionava as citações dos rabinos e colocava a sua Palavra em pé de igualdade com os ensinos do Antigo Testamento.

Jesus não se perdia em minúcias e detalhes como os Fariseus, mas se concentrava em verdades essenciais nos seus discursos. Jesus costumava ensinar por Parábolas que eram histórias que traziam verdades embutidas levando as pessoas do desconhecido ao conhecido e vice versa.

Jesus pregou e ensinou em vários em cenários, pregou em Montanhas no famoso sermão do Monte, mas também pregou em planícies, a beira de lagos, em sinagogas e no Templo em Jerusalém. Os ouvintes de Jesus eram na maioria familiarizados com o Antigo Testamento.

Com muita Graça Divina, Jesus convidava seus verdadeiros seguidores a entrar para a família celestial que tem Deus como Pai (Mt 6.9). Um ponto chave no Ensino de Jesus era pregar sobre a chegada do Reino de Deus que não acolhia os poderosos desse mundo, nem os fariseus, mas sim os pobres de espírito e os perseguidos. (Mt 5.3-10).

Os Milagres de Jesus

Os milagres de Jesus ~ Cinco Solas

Não só os ensinos do Mestre mas também seus milagres foram muito influentes para despertar o entusiasmo de seus seguidores no auge de seu Ministério na Galileia. Jesus não podia se esconder, onde quer que fosse as multidões o cercavam.

Verdadeiramente as multidões estavam mais interessadas em obter cura para si e seus familiares do que na própria Palavra de Deus. Só que quando uma cura acontecia, suas Palavras ainda ganhavam mais força no meio da população, portanto, uma atividade complementava a outra.

Os Milagres de Jesus podem ser contestados?

É difícil considerar as narrativas de Milagres de Jesus nos Evangelhos como simples invenções dos escritores. Temos que considerar que a própria Igreja Primitiva narrada em Atos e nas Epístolas partilhava dos mesmos milagres feito por Jesus Cristo e ainda maiores como o próprio Jesus indicou.

As vidas que foram transformadas também narradas em todo Novo Testamento também são narrativas maravilhosas equiparadas até mesmo aos milagres de tão impossível que essas conversões pareciam, a própria Conversão de Paulo só pode ter sido operada através de um Milagre.

Devemos ainda lembrar que os Milagres na época de Jesus foram tão contundentes que não foram questionadas nem por seus inimigos. Os Milagres de Jesus ou Sinais já eram atribuições profetizadas para o Cristo que viria e assim aconteceu.

Os Adversários de Jesus

PREGANDO A VERDADE: QUEM ERAM OS ESCRIBAS E FARISEUS?

Os principais adversários ao Ministério de Jesus partiu principalmente da esfera religiosa. Os Escribas e Fariseus que a principio apenas observavam as ações do Mestre, depois começaram a desafia-lo e acusá-lo principalmente de não seguir a Lei de Moisés.

Os líderes religiosos ficaram incomodados com as curas de Jesus no Sábado e com suas afirmações de perdoar pecados. Jesus acusou os Fariseus de ignorar o Mandamento de Deus em favor de suas Tradições.

Os Escribas e Fariseus componentes do Sinédrio ficaram tão furiosos com o Ministério de Jesus que resolveram condená-lo à morte, principalmente depois que ele disse que o Templo seria derrubado e reerguido em três dias.

A Paixão de Cristo

Jesus de 'A Paixão de Cristo' voltará ao papel em sequência | VEJA

As perguntas dirigidas a Jesus no período da Semana Santa refletiam a ira e frustração dos líderes judaicos. Impotentes aceitaram a afirmação do sacerdote Caifás que uma vida deveria ser sacrificada para o bem da nação.

Judas foi o traidor entre os discípulos e entregou Jesus por trinta moedas de prata. Depois da agonia de Jesus no Getsêmani, pouco tempo depois, aparece Judas e os soldados dos Judeus para prendê-lo. Depois de preso, as autoridades judaicas passaram a noite e parte da manhã deliberando e condenaram Jesus à morte sob acusação de blasfêmia. (Mc 14.60-64).

Para assegurar a condenação, os Religiosos levaram Jesus a Pilatos com a acusação de que ele tinha se declarado Rei dos Judeus.

A Crucificação de jesus

Anúncio de doação de órgãos com Jesus crucificado gera polêmica | Exame

Por volta de 09 horas da manhã daquela sexta feira, Jesus já estava pendurado na Cruz. De sua boca não saiu uma palavra contra seus acusadores, um centurião depois do grande terremoto e vento, concluiu que aquele homem só podia ser o Filho de Deus (Mc 15.39).

Um dos ladrões que estava ao lado de Jesus descobriu que Jesus tinha as chaves do Paraíso e assim conseguiu entrar no Paraíso na presença do Mestre.

A Ressurreição de Jesus

Liturgia Diária

Os discípulos de Jesus apesar das diversas afirmações do Mestre de que iria ressuscitar, não estavam esperando este acontecimento. As primeiras a saber do fato foram mulheres, depois das surpresas que Jesus causou, todos os discípulos se alegraram e rejubilaram porque amavam seu Mestre.

As aparições que se sucederam representaram renovadas ocasiões de renovação da comunhão entre Jesus e seus discípulos e traziam à tona o cumprimento das profecias que diziam que o Cristo haveria de padecer.

Depois da grande Comissão em que Cristo ordenou que seus discípulos pregassem em todo o Mundo, as Aparições culminaram com a Ascensão de Cristo aos céus com a promessa de Volta para estar conosco até o confim dos séculos e essa presença já pode ser sentida através da sua Igreja em que ele prometeu que as portas do Inferno não prevaleceriam sobre ela. Amém.

Referência do Artigo: Jesus Cristo. Quem é? Toda a História

Dicionário Bíblico Wycliffe. CPAD.

 

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *