Pin It

Os críticos dizem que a Bíblia é um livro de mitos, entretanto, a Arqueologia provou muitas vezes que a Bíblia estava correta e seus críticos equivocados. Um exemplo disso seria a existência do povo heteu. De acordo com as Escrituras, este era um grande povo na época de Abraão e que continuou na região até, pelo menos, na época dos primeiros reis de Israel.  Davi arquitetou que Urias o heteu, fosse morto, para encobrir o pecado de adultério com Bate-Seba esposa de Urias.

Em anos de escavações nenhuma evidencia arqueológica dos heteus foi descoberta. Diante deste fato, os céticos afirmavam que a Bíblia era um livro de Lendas, pois apresentava detalhes fantasiosos de um povo que nunca existiu.

Algumas décadas depois, as descobertas começaram a aparecer abundantemente, mostrando que o que a Bíblia relatava sobre os heteus era verdade. Um museu inteiro foi criado com os achados arqueológicos dos heteus na cidade de Ancara na Turquia.

Outra crítica dos estudiosos era que Davi não era uma personagem histórica real. Até que foi descoberto um fragmento de inscrição aramaica em uma pedra, que se referia a casa de Davi. Outros fragmentos na década de 90 foram descobertos mostrando a mesma evidencia sobre Davi, atualmente ninguém mais duvida da existência de Davi e seu reinado conforme narrado na Bíblia.

As evidencias arqueológicas mostram claramente que a Cidade de Jericó foi conquistada e seus muros caíram de modo igual ao relatado nas Escrituras Bíblicas. Há duvida cientifica é quando isso aconteceu.

Documentos Egípcios como o Livro de Advertências de Ipuwer, descreve diversas pragas compatíveis com as descritas no livro de Êxodo. A duvida novamente é só quanto a data desses fatos.  Veja a seguinte tabela:

Período Bíblico Evidencias Extrabíblicas
Êxodo do Egito e Conquista de Jericó A arqueologia e os escritos extrabíblicos mostram fatos similares, mas os estudiosos possuem dificuldades em concatenar as datas.
Divisão do Reino de Israel As fontes fora da Bíblia citam reis e nações adversárias de Israel. As datas em concordância com a Bíblia variam muito pouco
O Exílio Fontes pagãs corroboram com a Bíblia. Os céticos questionam apenas as historias que contem milagres.
O Novo Testamento Os acontecimentos narrados nos Evangelhos encaixam bem aos dados históricos e achados arqueológicos. Diversas fontes fora da Bíblia citam fatos sobre Jesus e João Batista.

A Conclusão que se chega  é que as evidencias arqueológicas apontam a favor da veracidade da Bíblia. O Individuo que fale o oposto não conhece as evidenciam atuais ou é tendencioso e não está disposto a encarar essa realidade.


0 comentário

Marcelo · 15/07/2015 às 13:44

Gloria a Deus!!!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *