Pin It

cristianismo x feminismo

O feminismo é uma colcha de retalhos feita de críticas pouco conexas a uma série de cosmovisões dominadas por homens. O feminismo entrou em choque com o Cristianismo por conta de sua percepção de que a religião cristã trata as mulheres como seres humanos de segunda categoria. Os escritos de Simone de Beuvoir (O segundo sexo, principalmente)alardearam essas idéias à exaustão.

http://exateus.com/2015/10/26/simone-de-beauvoir-nazi-pedofila-e-misogina/

Feministas como Mary Daly e Daphne Hampson, postulam que o cristianismo, com sua simbologia masculina na representação de Deus, a presença de um salvador masculino (Jesus) e a longa história de líderes e pensadores homens nas igrejas é tendencioso contra as mulheres e é impossível a sua redenção.

Carol Christ e Naomi Ruth Goldenberg, argumentam que as mulheres podem encontrar proeminência religiosa ao resgatarem as antigas religiões de deusas.

As atitudes de Jesus para com as mulheres

1 – Jesus recomenda a alguns a se manterem no estado de solteiro, essa visão contrasta a visão judaica tradicional da obrigação de se casar e procriar. Como, conseqüência,muitas  mulheres que optaram por seguir Jesus assumiram papéis diferentes dos de esposa e mãe.

2 – Durante o seu ministério, Jesus apoiou mulheres marginalizadas pela sociedade judaica como as estrangeiras (mulher sírio-fenícia e a samaritana) ou ex- prostitutas como Maria Madalena.

3 – Jesus se negou a fazer das mulheres bodes expiatórios do adultério. Como podemos observar no famoso caso da mulher pega em adultério (quem não tiver pecado que atire a primeira pedra).

4 – A visão tradicional de que a mulher era “impura” durante o período de suas regras, foi desprezada por Jesus como pudemos ver no caso da mulher do fluxo de sangue que foi curada ao tocar em suas vestes

5 – As mulheres eram parte integrante do grupo de seguidores de Jesus e eram incentivadas por Ele, aguçando ainda mais o ódio dos fariseus por isso. As mulheres foram testemunhas da crucificação e da ressurreição, sendo que o judaísmo desprezava o valor do testemunho das mulheres.

6 – O batismo Cristão era para homens e mulheres, na circuncisão judaica apenas ao primeiro filho do sexo masculino era direcionado esse rito como indicação de supremacia.

O Ministério de Jesus permitiu às mulheres um novo tipo de autoridade nas questões religiosas, o que foi uma inovação para aquela época.

Outra crítica das feministas quanto à religião é que Deus é sempre representado como uma figura masculina, para esse assunto, reproduzo o texto aqui do blog: “Tratar Deus no masculino é machismo?”

O pronome Ele para indicar a Divindade tem gerado muita controvérsia nos dias atuais. Os cristãos admitem que Deus é Espírito não tem corpo masculino e que as mulheres não são em essência inferiores aos homens.

Entretanto, existem bons motivos para a defesa do uso exclusivo de pronomes masculinos para a referência a Deus.

O primeiro argumento é que os escritores da Bíblia e o próprio Jesus Cristo usaram uma imagem masculina de Deus.  C.S Lewis disse: “Nós, cristãos, acreditamos que o próprio Deus nos mostrou como devemos falar a respeito dele”.

O segundo argumento seria a transcendência de Deus em relação ao Universo ou a natureza. Aqui a metáfora é a seguinte: Da mesma maneira que um homem engravida uma mulher, Deus enche a nossa alma com graça e sobrenaturalidade, então assim como uma mulher não pode engravidar a si mesma, o universo não pode criar a si mesmo, nem a alma pode se auto-justificar.

É preciso ressaltar também  que as Escrituras atribuem a Deus algumas características femininas como o ato de amamentar (Is 49.15), gerar um filho no ventre (Is 46.3).

Concluindo, Deus como masculino invoca a sua transcendência, evitando a confusão de que a natureza  O originou, ao invés de ter sido criada. Evita a ilusão de que  podemos nos salvar sozinhos, sem a graça de Deus.

Referência 

Apologética cristã no século XXI. Alister McGrath

Mais aqui:

http://exateus.com/2015/12/17/feminista-que-ficou-seminua-em-cruz-pede-perdao-aos-cristaos/


0 comentário

Raquel · 13/06/2016 às 18:10

No meu ponto de vista, o feminismo não se mistura com o feminismo porque o feminismo defende o homossexualismo e a Igreja Evangélica abomina.
Deus criou o homem e a mulher para deixarem suas famílias e formarem outra família, se fosse pra homem ficar com homem e mulher ficar com mulher Deus tinha criado 2 homens e 2 mulheres e não só o homem e a mulher.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *