Pesquisa Data Folha realizada entre 5 e 6 de Dezembro de 2019 indica que Evangélicos são 30% da população e se aproxima dos católicos que ainda são a maioria com 50%. A Pesquisa foi divulgada nesta segunda feira 13 de janeiro de 2020.
Pesquisas antigas já projetavam uma maioria evangélica no Brasil por volta de 2030 e a tendencia é isso se confirmar e se tornar realidade. Evangélicos hoje representam uma grande parcela da população e agora são disputados a peso de ouro pela classe política, principalmente depois da vitória de Bolsonaro.
O voto evangélico foi considerado o fator primordial para a vitória de Bolsonaro. A classe influenciada por uma hierarquia que ia de grandes pastores a pequenos líderes apoiou em peso o candidato então do PSL. Agora com a perda de popularidade do Presidente, a classe evangélica ainda se mostra unida em torno do “mito” e continua sendo o seu esteio.
No entanto, como em todo segmento, quantidade não significa qualidade, e a pesquisa indica que grande parcela dos evangélicos vêm do segmento denominado neopentecostal. O neopentocostalismo se caracteriza pela pregação da Teologia da Prosperidade e no Brasil tem como principais representantes: Edir Macedo, Valdemiro Santiago e R R Soares.
Mas há uma luz no fim do túnel, a pesquisa indica que negros e mulheres são maioria no segmento neo pentecostal, sendo que boa parte das mulheres e dos negros mantém opiniões divergentes das que predominam nas igrejas”. “São os segmentos mais críticos ao governo Bolsonaro, que tem apoio explícito dos bispos. Para muitos evangélicos, especialmente os mais pobres, a realidade violenta e carente das periferias se sobrepõe às possíveis orientações políticas dos cultos”, disse, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.
Analogia com os EUA
Uma maioria evangélica no Brasil me faz lembrar a condição do Evangelho nos EUA. Na América do Norte o evangélico (maioria) muitas vezes se enquadra na condição de nominal, ou seja, é evangélico só de nome não seguindo nem compreendendo às doutrinas de sua fé, já o católico americano (minoria) possui muita bagagem, compreende muito a sua fé e está preparado para defender a sua doutrina.
Nos EUA, o evangélico bebe e fuma, já o católico é mais comedido, lá é o catolicismo é que cresce, ou seja, um processo inverso ao que acontece no Brasil.
Referência
https://www.huffpostbrasil.com/entry/datafolha-evangelicos-mulheres-negros_br_5e1c62eac5b6da971d1954d8
2 comentários
Who · 16/01/2020 às 18:48
O humano gosta de inventar fábulas para explicar coisas que não conseguiram entender ainda kkkkkkkkkkk
Evangélicos são 30% da população e se aproximam dos católicos! — Exateus | · 14/01/2020 às 09:24
[…] via Evangélicos são 30% da população e se aproximam dos católicos! — Exateus […]