Pin It

Por José Domingos Martins da Trindade 

fé

Parece ponto pacificado pelo menos dentro da Teologia Evangélica que não há  contradição nos livros(cartas) de Paulo e Thiago. Thiago apenas da um “plus” na Teologia de Paulo ao dizer que uma pessoa salva em Cristo, com a vida transformada produzirá boas obras. Lembrando que esse é um caso clássico na hermenêutica em que  a Bíblia se interpreta por Ela mesma!

Mas a questão se tornou de grande “monta” dentro da Teologia Cristã e foi e é a principal diferença nas teologias católica e evangélica ou reformada.

Minha mãe que é católica acredita puramente que a Salvação é conforme as obras, e não adianta mostrar versículos porque se o Espírito não revelar…, como o versículo que gosto de mostrar, porque foi a partir dele que tive a compreensão que a Salvação não é por obras. A passagem é esta: “ E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” – 1 Co 13.3

As outras religiões também se baseiam na caridade, como é o caso do Espiritismo e até mesmo a Maçonaria!

Em debates com ateus os mesmo gostam de citar as doações de ateus como Brad Pitt e outras entidade atéias para dizer que não precisam de Deus pra ser bom.

O que levaria então ateus a fazerem essas doações?  As respostas poderiam ser: “desencargo de consciência, exibicionismo, ou até mesmo aquele jargão evangélico: “Quando Deus manda até o diabo obedece e abençoa quem está precisando”!

O certo é que  o versículo supra-citado de Coríntios é fatal: “ E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” – 1 Co 13.3

Outro caso bíblico que me faz meditar sobre o assunto é o da oferta da Viúva pobre que doou tudo o que tinha. Eis a passagem : E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;

E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;

E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;

Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha. Lucas 21:1-4.

Jesus não se limitava a avaliar as pessoas por suas atitudes externas, mas sobretudo, estava voltado para as atitudes do coração.

Pra fechar é sempre bom lembrar: Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;

Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.

Mateus 6:2-4

bacharel                                                                              Curso Bacharel em Teologia

Para maiores informações acesse:

http://hotmart.net.br/show.html?a=U2992886J

Super Kit de Teologia

teoTIRE SUAS DÚVIDAS E APRENDA SOBRE DIVERSOS TEMAS DE TEOLOGIA NESSE PODEROSO SUPER KIT.

O SUPER KIT DE TEOLOGIA é formado pelos livros:

1- A Cruz de Cristo 2- Batismo e Plenitude do Espírito Santo 3- Como Conhecer a Deus 4- Como Conhecer a Vontade de Deus 5- Como Estudar a Bíblia Sozinho 6- Como Tornar Real o Cristianismo 7- Doutrina da Salvação 8- O Espírito Santo 9- Hermenêutica 10- História dos Textos Bíblicos

Maiores informações e compra acesse:

http://hotmart.net.br/show.html?a=a2970496J


1 comentário

Waldecy Antonio Simões · 15/05/2016 às 18:58

Com certeza a fé e boas obras têm de caminhar de mãos dadas. Tem de ser inseparáveis na prática cristã. Afinal Está Escrito em 1 Coríntios 13:13 que maior do que a fé a o AMOR, e o amor não vale nada sem as boas obras por amor ao semelhante.

Acaso Jesus não foi quem mais praticou as boas obras?

Curou, consolou, ressuscitou mortos, limpou leprosos, lavou os pés de seus amigos, ensinou, deu-nos exemplos de vida e sua maior obra foi a de dar a vida por seus amigos que somos nós outros.

Quando Jesus resumiu as 10 leis na lei do AMOR (resumir não é excluir), na sua sabedoria estava glorificando o amor de servidão aos semelhantes (boas obras).
Além disso, Jesus revelou-nos cristalinamente o caminho da SALVAÇÃO PELAS BOAS OBRAS E A CONDENAÇÃO PELA FALTA DELAS Mateus 25:31 a 44.

Na Parábola do Rico e Lázaro, Jesus mostrou a condenação pela falta de obras. Da mesma forma, mostrou ao Jovem Rico (Marcos 10:17) que a salvação tem duas condições sinequanon: A Obediência a Deus na guarda de seus mandamentos e a prática das boas obras de caridade aos semelhantes, principalmente aos mais necessitados.

Para finalizar, pela Parábola do Samaritano, Jesus nos revela que mais vale uma boa obra de caridade a um necessitado que orar por mil horas sob o teto de um templo, pois no templo a corrente é favorável, mas o verdadeiro cristianismo se revela LA FORA, no nosso dia a dia. Assim fez o Samaritano: no seu dia a dia, condoeu-se de um ferido grave, em meio às pedras, longe do povoado. Sem titubear, colocou o ferido em sua montaria, levou até um curador, pagou as despesas médicas e ainda se prontificou a pagar mais, se preciso.
Mas os dois personagens da Parábola preferiam fazer vistas grossas quanto ao homem ferido na desculpa esfarrapada que teriam de comparecer ao templo. Infelizmente ainda hoje existem muitos desses falsos religiosos do Senhor! Senhor!.e só isso….
http://www.segundoasescrituras.com.br Na página 2 deste site, há 7 arquivos que se completam entre si:
119 – O Tratado sobre as leis de Deus
146 Colossenses 2:16 fácil de entender
148 A maioria dos pastores evangélicos interpretam errado a Carta aos Gálatas
150 Absolutamente nada funciona sem leis
151 O fim da lei é Cristo, interpretado errado
152 Segundo Jesus, as boas obras são parte imprescindível para a salvação
153 Recado curto mostrando a verdade do sábado
154 – As sete verdades sobre o sétimo dia

Declaro que esse arquivo está licenciado automaticamente para publicações diversas, desde que todo o texto não seja alterado.
Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br ou netsimoes@hotmail.com

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *