Pin It

 Filo de Alexandria

Filo um judeu nascido em Alexandria em (aprox 20 a.C – 50 d.C). Principais escritos filosóficos: (De Aternitate Mundi, De Providentia). Escritos Bíblicos: (Legum, Allegoriae, De Vita Mosis). O pensamento de Filo representa uma das primeiras sínteses entre a cultura judaica e a helênica, na medida em que o helenismo continuava a existir entre os judeus da dispersão, principalmente em Alexandria.

Resultado de imagem para alexandria

Farol de Alexandria

Segundo Filo, já que os filósofos eram pessoas cultas, e as Escrituras Hebraicas são anteriores a eles, é de se supor que a concordância entre ambos se deve a que os gregos copiaram os judeus e não o contrário. Filo procede interpretando o Antigo Testamento como uma série de alegorias que apontam em direção às mesmas verdades eternas a que os filósofos se referem de maneira mais literal.

Para Filo, foi o Logos (ou Palavra Divina) que falou a Moisés na Sarça Ardente e estava representado pelo Sumo Sacerdote. Usando o artifício de evocar o espírito grego a partir do texto hebraico a obra de Filo eliminou a “mitologia” da criação, reinterpretou o caso do grande peixe de Jonas, e ainda sim foi capaz de honrar a Lei Judaica tornando-a aceitável aos Gentios.

Para o escritor, Deus é transcendente e indefinível, no estilo de “Uno inefável” dos platônicos, desprovido de atributos que possam ser completamente conhecidos. Deus seria então descrito por via negativa, pela explicação daquilo que Ele não é. Deus só poderia ser apreendido por meio da intuição. A matéria é totalmente diferente e separada de Deus. No Sistema de Filo, os seres intermediários entre Deus e a matéria são logoi, sendo o principal o Logos, ou Mediador que é ao mesmo tempo agente da criação e da revelação.

Assista em vídeo Filo de Alexandria Resumo:

Filo, Logos e Jesus

Esse Logos é a razão que existe em todo o universo, e da qual a mente humana participa, ou seja, é esse Logos que faz o Universo ser compreendido pela mente humana.

Resultado de imagem para LOGOS

O Sistema de Filo é ascético. Uma rígida doação de si mesmo levaria a uma experiencia de êxtase que seria a única forma de comunhão com o Deus inefável. Esse estado de  êxtase se caracteriza pela substituição da razão humana pelo Espírito Divino, que se apodera da personalidade humana e a utiliza para as mais elevadas finalidades divinas.

Filo exerceu grande influência sobre a religião cristã embora provavelmente nunca tenha ouvido falar de Jesus, ele é conhecido por levar a diante o dualismo platônico entre a terra e céu, ( às vezes visto como base de Hb 8) seu discurso sobre o Logos é proeminente em Jo 1.1-18. Podemos notar a influencia do pensamento de Filo nas Obras de Justino o Mártir, Clemente e Orígenes.

Resultado de imagem para ALEXANDRINOS ORIGENIS

Orígenes

Os Livros de Filo que chegaram até a nós – Por Eusébio de Cesareia

Esse autor (Filo), copioso em linguagem, amplo em pensamento, sublime e elevado em suas ideias acerca dos escritos divinos, tornou suas exposições das sagradas palavras igualmente notáveis por sua variedade em assuntos e estilos.

Por um lado expôs a história de Gênesis, nos livros os quais intitulou “As alegorias das Leis Sagradas”, seguindo a ordem do livro. Por outro, forma divisões particulares dos capítulos, de acordo com o assunto das Escrituras, com objeções e soluções; em cujos livros também fixa as tabelas de problemas e soluções respectivamente em Gênesis e Êxodo.

Há, além desses, tratados sobre certos problemas, tais como os dois livros “Da Agricultura” e dois “Da Embriaguez” e outros com vários títulos adequados, tais como  “Das Coisas que a Mente Sóbria Deseja Sinceramente e das que Ela Execra”, ” Da Confusão de Línguas” e o tratado “Da Fuga e da Descoberta”, e “Da Convenção Literária e “Da Questão sobre Quem é o Herdeiro das Coisas Divinas” ou “Da distinção entre Iguais e Desiguais”.

Além disso, o tratado sobre as três virtudes, registrado por Moisés e outros. Acrescentam-se a isso, um “Dos que tiveram o Nome Trocado e o Porquê dessa Troca”, em que Filo afirma que também escreveu sobre a primeira e a segunda aliança.

Há também uma obra do mesmo autor, “Da Emigração e da Vida do Homem Sábio Perfeito em Justiça”, ou “Das leis Nâo-Escritas”. Também “Dos Gigantes” ou “Da imutabilidade de Deus”. Também “Da Proposição de que os Sonhos, de acordo com Moisés, são enviados por Deus”, cinco livros.

Esses são os livros que nos chegaram a respeito de Gênesis. Sobre Êxodo conhecemos os cinco primeiros livros de “Problemas e Soluções”; o livro “Do Tabernáculo” e aquele “Dos Dez Mandamentos”; também os primeiros quatro tratados sobre as leis, fazendo referência especial às principais divisões dos dez mandamentos.

Também o tratado “Do Sacrifício de Animais e as Formas de Sacrifício”; outra obra “Dos prémios estabelecidos na Lei para os bons  e das Penalidades e Maldições para os Perversos”. Acrescentando-se a tudo isso há também alguns volumes avulsos, tais como o tratado “Da Providência” e os livros “Dos Judeus” e o “Político”.

Fontes do Artigo Filo de Alexandria Resumo

Dicionário Biblico Wyclffe.

Introdução aos Evangelhos. Craig L. Blomberg. Vida Nova

História Ilustrada do Cristianismo. Justo L. Gonzalez. Vida Nova.


3 comentários

Santo Inácio de Antioquia - O Portador de Deus - Exateus · 27/07/2020 às 12:28

[…] Antioquia certamente merece ser citada entre as cidades mais proeminentes do mundo antigo. O historiador Flávio Josefo afirmou que Antioquia merece o posto de terceira cidade mais importante do Império, ficando atrás apenas de Roma e Alexandria. […]

Septuaginta. Aspectos Relevantes! · 16/01/2020 às 15:02

[…] Fílon de Alexandria endossou a inspiração divina da Septuaginta e fortaleceu a autoridade da Versão entre os judeus da diáspora, embora não tenha substituído a autoridade dos originais hebraicos, pelo menos não entre aqueles que eram capazes de consultá-los.  […]

Filosofias no Tempo do Novo Testamento · 16/01/2020 às 13:47

[…] do mundo” na qual toda a matéria se encontra envolvida e que ele identificou com razão ou logos. Podemos dizer que na essência o estoicismo era panteísta (Deus é tudo) outras vezes […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *