Pin It

gregorio taumaturgo

Você já tinha ouvido falar de Gregório Taumaturgo? Nesse texto/vídeo iremos falar de vida e obra desse que é considerado o maior fazedor de milagres da história de Igreja e também o maior missionário da sua época.

É claro que nessa classificação não entra Jesus que é o autor dos milagres e da própria vida e também não entra Paulo que foi o apóstolo dos Gentios.

Assista em vídeo:

De cara já percebemos a lógica: Taumaturgo foi o maior missionário porque também foi o maior milagreiro e assim ele ia ganhando muitas almas para Jesus. Taumaturgo significa “feitor de maravilhas” e com certeza ela tinha o dom de maravilhas descrito na Bíblia.

O que é a operação de maravilhas. O dom espiritual da operação de maravilhas é a capacidade sobrenatural que o Senhor Jesus, mediante o Espírito Santo, concede a sua Igreja, a fim de que esta opere sobrenaturalmente no terreno do natural, com o objetivo de demonstrar o poder de Deus e a autenticidade da mensagem evangélica (1 Co 12.10). A expressão “maravilhas” significa que a Igreja de Cristo habilita-se, por este dom e de acordo com a vontade divina, a operar de forma sobrenatural nas mais diversas circunstâncias. 

Gregório Taumaturgo era natural do Ponto, e tinha se convertido através do testemunho erudito do grande Orígenes de Alexandria. Podemos perceber o agir de Deus aqui e como cada pessoa é importante em sua obra: Orígenes ganhou para Jesus através de seus conhecimentos teológicos uma pessoa que iria ganhar centenas, talvez milhares de almas através dos milagres.

Gregório Taumaturgo chegou a ser o bispo de Neocesareia, segundo o que se conta, quanto o Taumaturgo assumiu seu bispado na cidade, só havia dezessete crentes e após sua morte só restavam dezessete pagãos.

Os Milagres de Gregório Taumaturgo

A maioria dos milagres que eram feitos pelo bispo consistia na cura de enfermidades, e expulsão de demônios,  mas chegou a conter a enchente de um rio que transbordava todos os anos e estragava as colheitas, o feito foi o seguinte: Introduziu nas águas o seu cajado que logo se transformou em uma árvore que demarcou um limite que o rio nunca mais ultrapassou.

Colocou em prática a palavra de Jesus que disse que bastaria uma pequena fé para que um monte se movesse de um local para o outro. Pois bem, para que se construísse uma igreja em determinado local, ele com sua fé fez com que o monte saísse do lugar e se colocassem em outro.

Outro milagre portentoso conhecido de Gregório Taumaturgo foi quando dois irmãos disputavam contenciosamente a posse de um lago:  ‘Vocês estão se estraçalhando pela posse dessa lagoa? Pois bem, ela se tornará seca e não ficará com ninguém!’ e assim a lagoa secou.

Gregório e o Evangelismo

Gregório Taumaturgo também utilizou uma grande estratégia de evangelismo, consistia em colocar, em lugar das festas pagãs, as festas dos mártires cristãos, e fazia com que estas últimas fossem mais atraentes do que as primeiras.

Você chegou até aqui e talvez esteja pensando que isso tudo é uma fábula. É claro que sempre se criam lendas em torno de histórias, mas temos que raciocinar que ninguém ia ganhar o nome de Taumaturgo por acaso. Além do mais existem várias fontes de outros escritores famosos da patrística que escreveram ou citaram sobre Gregório, dentre elas:

Referências:

História Ilustrada do Cristianismo. Justo L Gonzalez

https://pt.wikipedia.org/wiki/Greg%C3%B3rio_Taumaturgo

https://www.portalebd.org.br/classes/pre-adolescente/2160-licao-6-o-dom-de-operar-maravilhas-ii

https://gaudiumpress.org/content/conheca-gregorio-taumaturgo-santo-dos-milagres-portentosos-e-inexplicaveis/


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *