Pin It

Tertuliano de Cartago

Nesse texto/vídeo iremos falar sobre a vida e obra de Tertuliano de Cartago. Tertuliano foi advogado, por isso mesmo, grande mestre na arte da Retórica. Foi também considerado o “Campeão da Ortodoxia” na História da Igreja. E nesse texto/vídeo vocês saberão o porquê.

Assista esse Artigo também em vídeo:

Tudo indica que Tertuliano nasceu na cidade africana de Cartago por volta de 150. Tudo indica também que era Advogado, pois era treinado na arte da retórica e usava sempre procedimentos jurídicos que os advogados da época usavam, toda sua obra mostra uma mente legalista.

Converteu-se ao Cristianismo por volta dos 40 anos em Roma. Tempos depois voltou para Cartago, onde se dedicou em escrever em defesa da fé contra os pagãos e em defesa da Ortodoxia contra os hereges.

Seu comentário sobre uma Sentença injusta do Imperador Trajano, lembra um advogado que apela a um Tribunal Superior contra uma Sentença injusta de um Tribunal Inferior. Em seu tratado intitulado “O Testemunho da Alma”, Tertuliano coloca a alma pagã no banco das testemunhas, e depois de um interrogatório à mesma, no estilo de um advogado em juízo,  chega à conclusão que até mesmo a alma pagã é “por natureza cristã” e que, se persiste em rejeitar aos ensinamentos de Cristo, isto se dá, por obstinação e cegueira.

Foi na sua obra “Prescrição Contra os Hereges”, que Tertuliano imprimiu seu espírito mais jurídico. Na linguagem legal da época, o termo “prescrição” significava um argumento legal que se apresentava antes do próprio caso, para demonstrar que o julgamento não poderia existir. “Prescrição” poderia significar também o que hoje chamamos de usucapião, ou seja, se alguém estivesse de posse de uma propriedade, ou de um direito por certo tempo, e ninguém o tivesse requerido, essa pessoa ficava na posse legal da propriedade ou do direito em questão, ainda que aparecesse depois quem o reclamasse.

Tertuliano usa o termo nos dois sentidos, emulando um pleito entre a igreja ortodoxa e os hereges. O proposito era mostrar que os hereges não tinham razão e nem menos o direito de entrar em discussão com os ortodoxos, principalmente sobre as Escrituras que para ele era propriedade da Igreja.

Para Tertuliano, os hereges não podiam mesmo nem utilizar as Escrituras, quanto mais mudá-la como queriam Marcião e os Gnósticos. Tertuliano também apelava para a Sucessão apostólica, dizia que Roma poderia mostrar uma linha ininterrupta de bispos que remontavam aos apóstolos Pedro e Paulo. O mesmo se podia dizer de Alexandria, Antioquia e outras igrejas.

Com espírito Legalista, Tertuliano prega que a promessa bíblica que diz que quem busca há de achar, quer dizer que uma vez que alguém encontrou a fé cristã, toda busca deve cessar. Tertuliano é contra a Filosofia pagã e nesse sentido é totalmente oposto à Clemente de Alexandria. Uma frase famosa de Tertuliano é: “O que Atenas tem a ver com Jerusalém?”.

Tertuliano também era um crítico de Aristóteles, vejamos:

“Miserável Aristóteles, que lhes deu a dialética! Deu-lhes a arte de construir para derrubar, arte de sentenças escorregadias e de argumentos crus […] que serve para rejeitar tudo, e que, no final das contas, não trata de nada (Prescrição, 7).

Lembrando que Martinho Lutero também foi um crítico mordaz de Aristóteles e foi isso que iniciou a Reforma Protestante e que causa tanta raiva nos intelectuais católicos fãs da Escolástica.

Tertuliano, combinando a sua lógica inflexível, com sua ironia mordaz, se tornou a chibata aos hereges, o “Campeão da ortodoxia” Entretanto, por volta de 207, o exímio advogado uniu-se ao movimento Montanista. Isso foi bom ou ruim? Bom isso temos um texto/vídeo específico aqui no blog/canal.

Tertuliano também foi um exímio defensor e precursor da Doutrina da Trindade mas isso também tratamos em um texto/ vídeo anterior. Amém! .

Referência

História do Cristianismo ilustrada. Justo L. Gonzalez

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *