Pin It

Martinho Lutero morreu com o terço na mão

O advento da Internet proporcionou a criação de sites com variada gama de informações. Entre esses sites, alguns, começaram a atacar o protestantismo e também seu ícone maior: Martinho Lutero. Esses sites surgiram na esteira do surgimento do Conservadorismo e da chamada direita política no Brasil barulhenta, que a principio estava fortemente ligada ao catolicismo.

O incentivador desses ataques, foi principalmente, o autointitulado filósofo, já falecido, Olavo de Carvalho. Com seu curso online de filosofia, o chamado COF, ele “formou” uma gama de siderados, desde o início dos anos 2000 que acabou desembocando na Vitória de Bolsonaro (Mas isso é uma outra história).

Siderados porque geralmente o perfil desses alunos eram jovens de classe média, criados em condomínio, que não se destacavam em nada, que não tinham amizades e não sabiam o que fazer da vida.

Olavo se intitulava filósofo e muito católico, desejava formar um elite intelectual de “Alta cultura”, como ele gostava de falar. Sabemos e já explicamos que o intuito camuflado de Olavo era Gnóstico, já explicamos isso em vários posts do nosso site. (Obs: Clique nos links desse texto que levam à mais explicações do nosso blogue).

Assista esse mesmo artigo em vídeo:

 

O Gnosticismo de Olavo é o chamado “Perenialismo”, uma doutrina que prega a união das três grandes religiões abrâmicas: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, mas sem o protagonismo de Jesus. Nesse intento, os perenialistas se infiltram nessas religiões para de soslaio irem colocando suas ideias.

Olavo tinha criado seitas islâmicas, mas o perenialismo mudou de estratégia e resolveu se infiltrar no Cristianismo através do Catolicismo. O perenialismo encontra campo amigável surfando no Tomismo aristotélico que fundamenta os sacramentos como meio material de se chegar a Deus.

O Advento da Intenet proporcionou Olavo montar seu curso de Filosofia baseada no Tomismo-Aristotélico, que acabou se tornando uma seita com todos os apetrechos de lavagem cerebral que uma seita possui. Já que o Catolicismo se enquadra muito bem no Perenialismo por causa de Aquino, dos Sacramentos e da mediação dos santos, Olavo precisava acabar com dois inimigos: “um de dentro e outro de fora”.

O inimigo de fora seria o “Comunismo” e o de dentro do Cristianismo seria o “Protestantismo”.  O Comunismo porque é uma doutrina política atrelada ao ateísmo e o Protestantismo porque surgiu da crítica Tomista-Aristotélica feita por Martinho Lutero na Universidade de Wittenberg.

O Perenialismo odeia o ateísmo, porque como uma espécie de gnosticismo, tem um demiurgo como criador desse plano material, alguns dizem que eles têm Lúcifer como o grande portador de Luz e sabedoria.

Então no fim da primeira década do século XXI, os alunos de Olavo começam a implementar um ataque maciço contra a Esquerda brasileira (comunismo) e contra a Teologia Protestante. Principalmente no Orkut, a guerra se deu entre alunos de Olavo x jovens teólogos protestantes.  Por volta de 2010 a guerra migra para o Youtube entre Alunos de Olavo x Hangout da Groselha.

O conteúdo teológico desses alunos Olavistas, eram advindos de sites americanos revisionistas indicado por Olavo. Entre os conteúdos desses sites estavam  o revisionismo da Inquisição, o revisionismo das Cruzadas e principalmente ataques covardes e falaciosos a Martinho Lutero do tipo de dizer que ele era um “beberrão” e um “tarado”.

Depois foram surgindo Entidades católicas e ícones do catolicismo no Brasil que foram copiando esses sites e estudos e fazendo os sites nacionais católicos, podemos citar o site O catequista e o Padre Paulo Ricardo.

Os Alunos de Olavo

No YouTube, podemos citar dois alunos famosos de Olavo que batalharam contra a Groselha na época: Nando Moura e Alan dos Santos. Também o autointulado Conde Loppeux, batalhou tanto no youtube contra os “comunistas” quando no orkut contra os “evangélicos”.

Do lado evangélico podemos citar o jovem teólogo Lucas Banzoli que com mais maestria e erudição, ganhava os debates e tretas mas acabava sofrendo o mesmo grau de difamação que Lutero sofria desses apologistas católicos de Internet.

Aliás a Técnica do Assassinato de Reputações no Brasil online começou ai: Foi uma tática ensinada por Olavo a seus seguidores que se originou com os Jesuítas/Maçonaria e que acabou se incorporando ao Bolsonarismo também como como caminho natural dos acontecimentos.

Dados essas explicações, vamos a resposta do título desse texto: Martinho Lutero morreu com o terço na mão? A resposta é não. Talvez essa questão não tenha surgindo nem como uma maldade ou uma fake news, mas surgiu de uma ironia católica para dizer que Lutero tinha tanta consideração pela Virgem Maria que deve ter morrido com um terço nas mãos.

É claro que esse negócio de dizer que os Protestantes odeiam Maria é uma falácia, nós evangélicos temos todas as melhores considerações pela mãe de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo a Bem Aventurada Maria. O que rejeitamos é “idolatria” em torno dela, já que o único mediador entre Deus e os homens é o Seu Filho Jesus.

Eu como estudo em grande parte em fontes protestantes, não conheço muito sobre o conteúdo dessa admiração de Lutero por Maria, o que não seria de admirar já que Lutero nunca quis a principio romper com a Igreja católica e só fez isso quando já não tinha mais jeito.

Então, trago aqui o contexto e ultimas orações de Lutero no dia de sua morte, texto que está em um outro post aqui do site sobre a vida e obra de Lutero: (Clique nos links para encontrar).

A Morte de Lutero

Em fevereiro de 1537, foi celebrada uma Assembleia em Smalkalda sobre questões religiosas, para qual Lutero e Melancton foram convidados. Durante essa reunião, ele ficou tão doente, que não havia esperança de que se restabelecesse. Enquanto o levam de volta, escreveu o seu testamento, no qual legava a seus amigos e irmãos o seu desdém pelo papado.  Ainda assim, esteve ativo por mais nove anos.

Em 1546, na companhia de Melancton, foi à Saxônia, sua província natal, que há muito tempo não visitava, foi também para resolver algumas questões religiosas que lhe chamaram para mediar e ali chegou são e salvo. Na sua chegada, foi recebido por mais de cem ginetes e conduzido de maneira muito honrosa. Porém, ficou tão enfermo nessa ocasião que se temeu que pudesse morrer.

Lutero, disse então, que estes ataques de enfermidade, lhe sobrevinham quando tinha qualquer grande obra a empreender. Porém, nessa ocasião, não se recuperou, mas morreu no dia 18 de fevereiro aos sessenta e três anos de idade.

Pouco antes de expirar, admoestou àqueles que estavam em volta de si a que orassem a favor da propagação do Evangelho, e disse-lhes: “Porque o Concílio de Trento, que teve uma ou duas reuniões, e o papa, inventarão coisas estranhas contra o Evangelho”.

A Oração Final

Ao sentir que chegava o seu desfecho final, antes das nove horas da manhã, encomendou-se a Deus com esta oração: “Meu Pai Celestial, Deus eterno e misericordioso!Tu manifestaste a mim o teu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Ensinei a respeito Dele, e tenho-o conhecido; amo-o da mesma forma que preservo a minha própria vida, minha saúde e minha redenção; a quem os malvados têm perseguido, caluniado e afligido com vitupérios. Leva a minha alma a Ti”.

Depois disto, citou a frase a seguir, e repetiu-a três vezes: “Em tuas mãos entrego o meu espírito.  Tu me remiste, ó Deus, de verdade!”

Em seguida citou João 3: 16: ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Após repetir as suas orações várias vezes, foi chamado à presença de Deus. Desta forma, a sua alma limpa foi pacificamente separada de seu corpo terreno.

Que Deus e Jesus nos Guarde e nos abençoe. Amém.

 

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *