As Testemunhas de Jeová pregam que é um anjo que tem o papel central na história da redenção humana. Eles ensinam que Jesus Cristo é o Arcanjo Miguel. As testemunhas de Jeová interpretam 1 Tessalonicenses 4.16 dizendo que Jesus e Miguel são a mesma pessoa.
Também interpretam em Apocalipse 12, que é Jesus que está lutando contra Satanás, como ele fez contra as nações em Apocalipse 19. Igualar Jesus a Miguel têm o objetivo de negar que Jesus tem a mesma essência do Deus Pai.
Refutando as Testemunhas de Jeová: Jesus Cristo não é Miguel
O autor em Hebreus (1.5-8) indaga: Pois a qual dos anjos disse jamais: “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei?” No versículo 6, os anjos adoram o Filho, no versículo 8, o Pai diz acerca do Filho: “ O teu trono, ó Deus é para todo o sempre”. Portanto, o autor de Hebreus coloca Jesus Cristo num nível acima de todos os anjos. Visto que Miguel é um anjo, deduz-se que Miguel não é Jesus Cristo.
Em (Jd 9) notamos que o arcanjo Miguel não tinha autoridade e poder em si mesmo, para enfrentar Satanás. Jesus Cristo tem toda autoridade nos céus e na Terra (Mt 28.19). Jesus não precisou apelar para a autoridade de Deus, para repreender o Diabo, porque Ele mesmo é o Senhor, ao passo que Miguel é um mero servo do Senhor, uma criatura de Deus. Diante do exposto, Conclui-se que Jesus e o arcanjo Miguel não são a mesma pessoa.
Referência do Artigo Jesus é o Arcanjo Miguel?
Teologia Sistemática. Franklin Ferreira e Alan Myatt
0 comentário