Pin It

Nem sempre os estudos dos Teólogos revelam a religião que o povo de fato pratica. É assim na religião Católica com relação aos seus catecismos, encíclicas, bulas, recomendações e etc.

Uma característica diferente do Cristo no Brasil é que ele é um Cristo morto. O martírio de Cristo, nas imagens e missas populares, tem prioridade sobre o Cristo ressuscitado.  Esse fato segundo João Dias de Araújo tem sido um grande gerador do fatalismo e conformismo do povo brasileiro através da história. A conseqüência disso, segundo ele, é que a doutrina da segunda vinda é praticamente desconhecida do credo popular.

Outra característica do Cristo do catolicismo popular é que Ele é um Cristo distante, ou seja, Jesus não ocupa um lugar central na religiosidade da maioria do povo. A tradição religiosa do Brasil acha que entre Deus e os fiéis existe uma série de seres intermediários, de forma que as pessoas não se relacionam diretamente com Deus. No catolicismo há uma devoção aos santos. A devoção devida a Jesus Cristo é dada a Maria e aos muitos santos, que são os padroeiros das cidades ou são os preferidos da crendice popular.

Desse modo, Cristo fica com pouco respeito no pensamento do povo. Quando o fiel quer uma intervenção divina, a primeira alternativa não é pedir a Cristo, mas sim para Maria ou um Curandeiro.

A falta de reverência a Cristo, manifesta-se na presença de crucifixos, imagens do Sagrado Coração e retratos de Jesus em bares, motéis, cabarés e até em cordéis. Resumindo, o Cristo da cultura popular brasileira é um Cristo fraco, de traços femininos e distante da vida cotidiana.


0 comentário

JOSÉ DOMINGOS · 29/10/2015 às 03:42

Marcelo, mais uma vez agradeço pela participação!

Sou a favor do Conceito de Trindade! para expor o que penso não vou usar argumentos teológicos e versículos bíblicos, mas só o Conceito de Trindade salva o “dever moral”:

Deus é amor e só a Trindade pode exemplificar esse amor! quem ama ama algo ou alguém! O Espirito Santo explica C.S.Lewis é a própria expressão desse amor eterno! Se Deus não é amor caímos no Dilema de Eutifron proposto pelos ateus:

Os céticos dizem que a existência Deus não resolve o problema dos valores, mas acaba complicando o problema. O Dilema de Eutífron é proposto por Platão e faz a seguinte indagação: “Determinada coisa é moral porque Deus a ordenou, ou Deus a ordenou porque é moral? – No primeiro caso, os mandamentos de Deus seriam totalmente arbitários, sua autoridade se reduz a seu poder, a moralidade procederia somente de um decreto de sua vontade.

No segundo caso, os mandamentos de Deus estariam baseados em alguma razão fora de Deus, e as pessoas devem ser moral por causa dessa razão e não porque Deus ordenou.

Podemos dizer que o Dilema de Eutífron é falso. A moralidade é fundamentada na natureza de Deus. As coisas são certas porque um Deus bondoso e amoroso as ordena. As leis divinas não são arbitrárias ou baseadas em algo fora dele. Deus é amor, e a Trindade justifica esse amor. As leis morais são embasadas nos próprios atributos morais de Deus.

mais aqui:
http://exateus.com/2015/09/07/a-moralidade-ateismo-atos-super-rogatoriosdilema-de-eutifron-recompensa-divina-e-outras-ponderacoes/

Marcelo · 28/10/2015 às 08:42

Se os evangelicos estao sendo arrastados o abismo pelo tal “Evagelho Social” (um projeto ateu-comunista), os catolicos foram doutrinados, desde o berço, com o paganismo da TRINDADE, que tambem foi abraçado por muitas “igrejas filhas” (protestantes).
Nao sou UNICISTA porque considero que Jesus nao seja Deus, mas UNICISTA porque considero Jesus como o proprio DEUS de ISRAEL.
Indico dois videos que tratam do assunto:
1 – https://www.youtube.com/watch?v=e3lIl7RsTGo
2 – https://www.youtube.com/watch?v=YMJpUnvfpdI

Tambem goaria de fazer as seguintes consideraçoes, indicando que Jesus é o proprio Deus e nao uma PESSOA DIFERENTE de Deus, o chamado “Deus Filho” pagao:
Existem alguns versiculos biblicos que nos ensinam que:
1 – Deus é Espirito (Jo 4:24).
2 – Jesus Cristo é a Palavra de Deus (Ap 19:13), que se fez carne e habitou entre nòs (Jo 1:14);
3 – Deus fez tudo pelo Espirito que saiu da Sua boca (Salmo 33:6), o que significa que a eterna Palavra de Deus é tambem o Espirito Santo de Deus (que saiu da boca de Deus);
4 – “Espirito Santo de Deus” e “Espirito de Cristo” sao os mesmos (1 Pe 1:11).
5 – A boca de Deus fala do que o coraçao de Deus està cheio (Mateus 12:34), ou seja, do Espirito de Deus (a eterna Palavra).

Assim sendo, salvo melhor juizo, podemos concluir que a trindade nao existe e que Jesus Cristo nao é outro senao o proprio Deus.
O misterio reside no fato de nao compreendermos como o proprio Deus poderia se fazer homem e se submeter à limitaçao de tempo e espaço, quando as Escrituras Sagradas dizem que Deus é um ser ilimitado (2 Cr 6:18) e imutavel (Tg 1:17).
Outrossim, nao entendemos tambem como um ser tao sublime e poderoso teve a capacidade de tomar a forma de servo, sendo Ele o proprio o Criador de todas as coisas (“em quem, por quem e para quem tudo foi criado” – Colossenses 1:16-17).
A eterna Palavra de Deus (Mq 5:2) teve a capacidade de deixar a Sua gloria e dar toda a gloria ao que estava assentado no trono (donde Ela viera), dizendo que Deus (a quem chamou de Pai) era maior do que Ela, por haver se tornado homem (menor do que os anjos – Hb 2:7).
Por isso, pela fé na Palavra, cremos que Deus teve poder suficiente para, ao mesmo tempo, estar no trono, e, por humildade e imenso amor, esvaziar-se da Sua gloria para habitar num corpo de barro, tornando-se mortal (o imortal tornou-se mortal), para poder morrer pelos pecadores.
Com isso, podemos entender, tambem, o misterio da Palavra da Vida (feita carne) depender de Deus, a quem orava constantemente (chamando-O de Pai) e de quem, pelo Espirito Santo, recebia virtude, poder e direçao.
Alguem poderia perguntar: entao Deus morreu?
Nao, pois a Palavra de Deus é a propria vida eterna (1 Jo 1:1-2) e nao pode morrer. Ao mesmo tempo que Jesus desceu à sepultura, a Palavra estava viva na boca e no coraçao de Deus, estava sendo pregada no templo, estava viva nos Escritos Sagrados e estava viva no coraçao dos que creram.
Ao vencer o inferno e a morte, o homem Jesus Cristo (a Palavra de Deus feita carne) foi ressuscitado e voltou para o lugar donde viera: o coraçao de Deus (Mt 12:34), tambem chamado de “o seio do Pai” (Joao 1:18), donde nunca saiu (Jo 3:13b), pois Deus é onispresente (Sm 139:7-12 e Am 9:1-4).
Deus nos ilumine!!!

Marcelo · 28/10/2015 às 02:36

E nao é so isso que tem afastado as pessoas da salvaçao proprosta por Deus (Jesus Cristo).
O tal “evangelho social” é outra armadilha que tem impulsionado as pessoas a buscarem deuses humanos que resolverao todas as supostas “injustiças sociais”, penalizando os ricos e a classe media trabalhadora, para favorecer os pobres e vagabundos, chamados de vitimas.

Os tipos de cristãos: suas fraquezas e seus acertos! | · 28/09/2016 às 18:28

[…] O catolicismo popular no Brasil é diferente do ensino oficial da Igreja Católica! […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *