Antes de fazermos a biografia e vida de Irineu de Lyon, falaremos de Santa Blandina de Lyon, uma gigante da fé que sofreu muito nas mãos do Império, mas que com certeza recebeu seu galardão e coroa de glória das mãos do nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo.
O Cristianismo no seu início não enfrentou apenas disputas teológicas e teóricas. Como todos sabem, houve também muita perseguição por parte do Império Romano. Pessoas deram à vida por Cristo, se tornaram mártires e exemplos de fé para a posteridade cristã.
Assista Santa Blandina em vídeo:
Não é fácil e nem agradável falar de sofrimento, mas como a Mulher que derramou o vaso de alabastro sobre Jesus , a história de Santa Blandina de Lyon também merece ser sempre contada para a posteridade. Por isso, abrimos esse parêntese para contar o que aconteceu com essa Super mulher.
O Martírio da Santa Blandina
O martírio de Santa Blandina foi o mais destacado de todos que aconteceram em Lyon e Viena na época do Imperador Marco Aurélio. A jovem escrava Blandina era uma mulher de aparência frágil por quem temiam seus irmãos. No entanto, quando chegou o momento da tortura, mostrou tal resistência que os carrascos tinham que se alternar.
Santa Blandina de Lyon foi pendurada no madeiro no meio de todos os outros mártires e dali ela os encorajava. Como as feras não a atacavam, os guardas a levaram novamente para a prisão. Nesse dia, Blandina de Lyon já tinha sido açoitada, e a fizeram-na assentar-se em um assento de ferro quente.
Os sádicos romanos ficaram surpresos com a resistência da moça de aparência frágil, então reconheceram que haviam sido vencidos e não poderiam fazer nada mais a ela. Com o corpo inteiro mutilado e quebrado, Blandina repetia o mesmo refrão: “Sou cristã, e não há nada perverso praticado por nós”.
Como em meio aos tormentos diários, Santa Blandina Blandina de Lyon seguia firme em sua fé, finalmente as autoridades ordenaram que fosse degolada. O exemplo de Blandina foi mais um dos muitos martírios que ocorreram na época de Marco Aurélio e de outros imperadores Romanos. Muitos a história não deixou rastro, mas certamente o nome desses mártires estão escritos no Livro da Vida.
0 comentário