Pin It

O que é o amor

A definição do que é o amor é tarefa difícil. Paulo em 1 Coríntios 13.4-7, descreve o amor, mas não o define. No entanto, ele ressalta uma das principais características do amor: amar é desejar e fazer o bem ao próximo e até mesmo aos inimigos. Desta maneira, devemos imitar a Deus que deseja fazer o bem a todos, dando-lhes existência e suprindo suas necessidades. Devemos fazer o bem a todos, ao invés de buscarmos apenas o nosso próprio bem.

O amor deve dá sem exigir algum retorno. Os gregos classificavam em três os tipos de amor: Eros, fileo e ágape. Eros seria o amor egoísta que busca seus próprios interesses e desejos, é o amor sensual, erótico. Fileo é o amor fraternal, amistoso, nesse tipo de amor há uma troca: “é dando que se recebe”. O ágape é o amor incondicional. Ele se doa e não exige nada em troca. Jesus praticou esse tipo de amor quando ajudou as pessoas que não podia recompensá-lo, deu sua vida por pecadores que estavam condenados ao inferno. Esse é tipo de amor que devemos imitar e que emana de Deus.

A rigidez do Amor – O que é o Amor

O amor também é rígido. A correção é característica do amor de Deus. “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe como filho” (Hb 12.6). O amor de Deus enfrenta nossos vícios sem violar nosso livre – arbítrio. Jesus quando precisou tomou atitudes firmes como a expulsão dos vendilhões do Templo. Ele enfrentou os fariseus chamando-os de hipócritas, sepulcros caiados e etc (Mt 23).

O amor não é apenas sentimento, mas sim um compromisso de fazer o bem para o outro. Jesus quando decidiu ser crucificado pelos nossos pecados, agiu não apenas baseado em seus sentimentos, mas assumiu um compromisso diante de Deus que não foi nada fácil.

A Fonte do Amor Verdadeiro

A Bíblia nos fala que “Deus é amor” 1 Jo 4.16. Tendo Deus a natureza do amor, ele pode doar amor às suas criaturas que são feitas à sua imagem e semelhança. Qualquer ética de amor que não inclua Deus é incompleta ou imperfeita. Se Deus é amor, precisamos conhecer a Deus para compreendermos a natureza do amor.

Há duas formas que Deus se deixa conhecer: através da revelação geral (na natureza e na consciência) e através da revelação especial (Bíblia Sagrada). Qualquer pessoa pode sentir o amor de Deus através da Revelação geral, expressa na criação e no compromisso de fazer o bem quando nossa consciência nos acusa de erro.

Aprenda aqui como Fazer a Oração Quântica do Amor

Amor em 1 Corintios 13

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

1 Coríntios 13:4-7

Que Deus nos guarde e nos abençoe e possamos praticar o Amor em nossas Vidas assim como Deus e Jesus que nos amaram primeiro. Gostou do Artigo O que é o Amor? Então veja excelentes ilustrações sobre o Amor:

Ilustração: O Amor 

Ilustração: O Poder do Amor

Mais Edificação:

QUER ENTENDER A BÍBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE DE UMA MANEIRA QUE NUNCA ENTENDEU ANTES? ACESSE O LINK ABAIXO:

Edificação 1

Tenha acesso a 300 perguntas difíceis da Bíblia respondidas (e cada dia atualizamos com mais) com os respectivos versículos para que seu estudo seja completo. São mais de 600 páginas de conteúdo. Veja como em:

Edificação 2

COMO PREGAR MENSAGENS PODEROSAS MESMO SENDO UMA PESSOA TÍMIDA E SEM CURSO TEOLÓGICO. SAIBA MAIS EM:

Edificação 3

Quer receber inúmeros milagres através da oração? Aprenda sobre o Poder da oração em línguas, oração da madrugada, por que Deus não atende algumas orações, etc. Veja em:

Edificação 4

Referência Sobre O que é o Amor

Respostas aos céticos. Norman L. Geisler & Ronald M. Brooks


3 comentários

marcelo victor · 07/06/2016 às 03:38

Complementando meu comentário anterior, gostaria de dizer que entendo que o homem, por si só, não consegue atingir o padrão de amor recomendado pelo Senhor, como, por exemplo, em Mt 5:43-44.
Nesse versículo, Jesus nos ensina que devemos, como Ele, amar os nossos inimigos, ao invés de amarmos somente aqueles que retribuem esse amor; além disso, devemos, ainda, orar por aqueles que nos maltratam e nos perseguem.
Todavia, somente quem experimentou o amor de Deus em sua vida consegue entender o que significa ser amado sem reservas e pode, então, buscar a perfeição desse sentimento, encontrado unicamente no coração de Deus.
Ao homem natural, isso é impossível, cabendo-lhe, primeiramente, crer para receber o Espírito Santo e, assim, com Sua ajuda, alcançar a manifestação do amor divino em seu coração.
Paz!!!

marcelo victor · 06/06/2016 às 13:21

A Bíblia define, sim, o que é o AMOR.
A caridade, segundo a Bíblia, é o amor perfeito que existe somente no coração de Deus, cujas características são a imparcialidade (abrange a todos indistintamente) e a incondicionalidade (não espera nada em troca).
E como podemos conhecê-lo? Pela sua manifestação, quando Deus se fez carne, habitou entre nós e deu a Sua própria vida para salvar a humanidade; não há amor maior do que esse (João 15:13).
Assim sendo, podemos dizer que o sacrifício de Jesus Cristo é a mais pura e mais perfeita demostração do verdadeiro amor.
E o que devemos fazer para obter esse maravilhoso sentimento? Devemos crer no nome do Filho de Deus e darmos as nossas vidas pelos nossos irmãos, seguindo o exemplo do divino Mestre (1 Jo 3:16,23).
Deus te abençoe!!!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *