Jesus pregou no Inferno
A Passagem que está no Livro de 1 Pe que diz que Jesus depois que morreu foi até ao inferno e pregou aos espíritos em prisões, gera muita polêmica dentro da Teologia. De um lado os que dizem que Jesus pregou às pessoas que não se converteram no tempo do dilúvio enquanto Noé construía a Arca. Do outro, estudiosos que dizem que esses espíritos em prisões foram os anjos que pecaram no tempo de Noé.
Escolhi esses dois nomes para o antagonismo, não para gerar rivalidade, mas sim, porque podemos ver as duas visões pregadas em seus vídeos e canais. Caio Fábio prega que os espíritos em prisões eram os anjos que pecaram com as filhas dos homens que está em Genesis. Pr Antônio Jr prega em seu vídeo sobre o assunto com a ajuda de Lamartine Posella que os espíritos em prisões eram apenas pessoas que não se converteram no tempo de Noé.
Caio Fábio é um conhecidíssimo ex-pastor presbiteriano de grande conhecimento que era considerado o maior teólogo protestante brasileiro nos anos 80 e 90, tinha espaço aberto em todos os meios de comunicação para pregar, inclusive na Rede Globo. Hoje Caio Fábio tem seu próprio Ministério depois de um tempo de ostracismo ao ter rompido com a Presbiteriana.
Pr Antônio Júnior não tem o mesmo currículo de Caio Fábio, porém seu canal no youtube já tem quase 6 milhões de escritos, com vídeos muito bem feitos e assuntos sempre relevantes. Lembrando que o canal de Caio está em torno de seiscentos mil inscritos. Vamos à passagem bíblica da Polêmica:
“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;”
Para facilitar a escrita desse texto vou chamar a teoria defendida por Pr Antônio Júnior de Teoria A e a Teoria de Cábio Fábio de Teoria B. Pois bem, a Teoria A parte do pressuposto que a passagem de Gêneses que diz que os Filhos de Deus tomaram para si esposas das filhas dos homes não se referem a Anjos, mas sim aos filhos da geração boa de Sete que é o outro irmão de Caim. Vamos ao Texto:
E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.”
Como eu já disse, para os defensores da Teoria A, os filhos de Deus eram a Geração boa de Set, enquanto a geração de Caim seria a geração má, ou a Geração da Serpente. Os que advogam a Teoria A, partem de outro versículo para advogar a sua tese quando Jesus falou que no céu os salvos são como os anjos, não se casam, ou seja, não irão ter relações sexuais. vamos à passagem:
Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.
Os que advogam a teoria B de Caio Fábio, que é a mesma que eu concordo, enxergam claramente que Jesus faz a ressalva “no céu”, ou seja, na dimensão espiritual. Na Dimensão terrena, vemos vários exemplos de anjos que até se alimentaram como foi o caso dos anjos que estiveram com Abraão e Ló. Toda a rebelião dos anjos que tiveram relações com as filhas dos homens é relatada no livro de Enoque.
É claro que o livro de Enoque não faz parte do Canon Bíblico, mas ele é lembrando na própria Bíblia por Pedro e por Judas irmão de Jesus. Na 2ª Epistola de Pedro ela fala mais sobre os anjos que foram aprisionados:
Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
Note que nas duas passagem de Pedro ela faz diferenciação do que seriam os espíritos aprisionados e as almas das pessoas no Tempo de Noé. Colocando o Texto de 2 Pedro na frente do de 1 Pedro fica melhor exposto a diferença que Pedro faz entre as duas classes de seres:
Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;”
Fica claro que Pedro trata de duas classes de seres, no texto acima os que estão em azul são seres angelicais, os que estão em vermelho são as pessoas que realmente não ouviram a pregação de Noé. É bom lembrar que na verdade uma teoria não anula a outra, o local que tanto esses espíritos ou almas estavam, eram o mesmo, talvez em departamentos diferentes, mas Jesus pode ter falado para ambos.
É sempre bom lembrar que na verdade a melhor tradução do que Jesus foi fazer no Inferno é “Proclamar”, quando se traduz “Pregar” abre brechas para a salvação depois da morte o que a própria Bíblia condena:
Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,
Portanto, está claro mais uma vez que a Bíblia não se contradiz, Pedro é coerente em suas cartas. A interpretação de um versículo errado no caso o de Mt. 22.30 é que faz toda a confusão. Deixarei aqui o link dos vídeos nos dois canais para vocês tirarem suas conclusões também. E por último deixo os versículos que mostram o Livro de Enoque embasando alguns trechos da Bíblia:
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.
As próprias citações de Pedro nesse artigo, são baseadas no Livro de Enoque.
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