querubim

Significado de Querubim: Querubim (Querub) – Palavra hebraica que parece significar “alto” ou “grande”. Serve para representar uma figura alada, com cabeça de homem, animal ou pássaro. Vide: Gênesis 3.24; Êxodo 25,18-22; Ezequiel 1,10; 10,12;28,14-16; Primeiro Livro de Samuel – 4,4; Apocalipse 4,6;5,6;6,1.

Aparência dos anjos Querubim:

A representação bíblica ressalta a semelhança humana, mas também indica as características animais. Eles guardavam o caminho para a árvore da vida (Gn 3.24); uma representação foi presa no propiciatório da arca (Ex 25.18). No Santo dos Santos 2 Cr 37-14.

Evidentemente, tinham algo a ver com a Santidade de Deus, que é agredida pelo pecado. Ezequiel os identificou como os “animais” que ele viu junto ao rio Quebar (Ez 1.5;10.20). Muitos identificam as criaturas do livro do Apocalipse (4.6) com o querubim. Seu número de asas é variável.

Anjos Querubins e Serafins

Tomás de Aquino dividiu os anjos em três hierarquias, cada uma das quais contendo tres ordens. Sua proximidade de Deus serve como base para essa divisão. Na primeira hierarquia estão os serafins, querubins e tronos; Na segunda, as dominações, virtudes e potestades; Na terceira, os principados, arcanjos e anjos.

Querubins – São seres poderosos que simbolizam a presença de Deus. (Ex 1).

Serafins – Servem ao Senhor, proclamando a sua Gloria, santidade e transcendência. Serafins tem seis asas, que representam a santidade ( o rosto coberto na presença de Deus), reverencia a Deus (Pés cobertos) e a rapidez em executar as ordens de Deus (A ação de voar).

Imagens de Anjos Segundo à Bíblia

querubins

Querubins da Arca da Aliança

Anjos querubin

A proibição de se fazer imagens de escultura foi especificamente colocada no contexto da idolatria (adoração a ídolos). Fazer um querubim não conflita com o mandamento de não se ajoelhar na frente de imagens esculpidas.  Até porque, não havia como o os israelitas curvarem-se diante do querubim, no Santo dos Santos, já que as pessoas eram proibidas de entrar naquele lugar a qualquer tempo.

Aqueles querubins não foram dados a Israel como imagens de Deus, mas de anjos. Nem foram dados para serem adorados.

Portanto, a ordem dada em Êxodo 20 não foi contra a arte religiosa em si, o que inclui coisas no céu (anjos) e na terra (homens e animais). Ela foi contra o uso de qualquer imagem como ídolo.  “não as adorarás, nem lhes prestarás culto” Ex 20.5.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *