Pin It

Questão muito polêmica tanto no seio da Igreja como na Comunidade em geral, é se uma pessoa que comete suicídio está condenada ao Inferno. É de opinião majoritária entre os evangélicos que a pessoa que comete suicídio perdeu a sua salvação! Na prática é assunto muito delicado, principalmente quando participamos de um velório de um suicida. Já ouvi que Pastores não tiveram coragem de dizer à família do morto sobre a perda da Salvação mediante tal ato, mesmo depois de perguntados, e se saíram com a velha  resposta: “Deus é que sabe”!

Os pastores erraram em falar isso? Eu sei que mesmo que sem querer eles acertaram! Na verdade não é a prática do suicídio em si que leva a pessoa ao Inferno! Mas a falta de Jesus em qualquer vida é que condena! Jesus disse que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo:  “Jesus respondeu, e disse-lhe: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Jo 3.3. O que seria então nascer de novo?  Jesus fecha esse dialogo com Nicodemos dizendo: ” Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.”

No Velho testamento temos mais uma pista de quem pode ser salvo! Davi faz a pergunta a Deus: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; aquele que não difama com a língua, nem faz mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda; aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem faz estas coisas nunca será abalado.” (Sl 15:1-5).

Vimos então, que a prática da Verdade é um ponto fundamental para a Salvação: Jesus disse:  Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.

C.S Lewis falou que aqueles que se comprometeram com a busca do bem e da verdade serão salvos, mesmo que não tenham um conhecimento formal de Cristo. Podemos extrair que o contrário também é verdade: pessoas que conhecem a história de Jesus, que se dizem religiosos mas que andam mentindo e fazendo coisas erradas, não se comprometeram com Jesus.

É observado que a maior causa do suicídio é a depressão!  Então deixo alguns versículos para a ajuda de quem por acaso estiver pensando em cometer esse ato, para que se fortaleça no Senhor e desista de tal intento:

Josué 1:9   Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.”

Salmos 9:10 “Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam.”

Salmos 46:1-3 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.”

Salmos 55:22 “Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado.”

Isaías 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça

Mateus 11:28-30 “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”

Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

O Segredo para a saída da Depressão é este: Tenha certeza da sua Salvação:  I João 5.11-13 nos dá esse entendimento: E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.

Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”.

Portanto é muito difícil o Crente sincero cometer suicídio, mas se cometeu por algum motivo imaginável ou inimaginável, saiba que Deus é justo e sonda os corações e “ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”  Romanos 8:35-39.

É o caso dos que cometeram suicídio na Bíblia, como Sansão e outros, no final se arrependeram, reconheceram a soberania de Javé e não foram os seus atos finais  que os separaram do amor de Deus!

__________________________________________________________________________________________

emagrecer

Para maiores informações acesse:

http://hotmart.net.br/show.html?a=R3026601J

______________________________________________________________________________________________

Aprenda Inglês em apenas 4 meses!

Mais informações acesse:

http://hotmart.net.br/show.html?a=S3062374J

_______________________________________________________________________________________________

bacharel                                                                              Curso Bacharel em Teologia

Para maiores informações acesse:

http://hotmart.net.br/show.html?a=U2992886J

_____________________________________________________________________________________


0 comentário

Marcelo · 07/07/2015 às 15:02

A passagem de Romanos 8:35-39 cita uma série de coisas e condiçoes que nao podem separar o crente fiel do seu Senhor, porem, tal passagem deixa de lado a propria pessoa.
Se, por exemplo, um crente fiel, por qualquer razao, vier a blasfemar contra o Espirito Santo, a Palavra diz que nao haverà perdao para essa pessoa nem neste século, nem no futuro.
Logo, podemos concluir que, de fato, existe algo que pode nos separar do amor de Deus, que està em Cristo: nòs mesmos.
Alem disso, a Palavra diz, entre outras coisas, que se alguem destruir o templo do Espirito Santo, Deus o destruirà (1 Co 3:17), sugerindo, no contexto do versiculo citado, que o dia declararà qual seja a obra que cada crente està construindo sobre o fundamento que é Cristo.
Se o crente està construindo um edificio de ouro, muito que bem. Mas se, por exemplo, tal pessoa construiu um edificio de palha, o fogo da prova o declararà, e o tal poderà ser salvo, mas o serà como que pelo fogo.
A pessoa que se suicida, por sua vez, parece ser aquele que, ao ser provado pelo fogo, nao suportou a provaçao e sucumbiu, destruindo o templo do Espirito Santo. Nao creio que esse tenha sido o caso de Sansao, o qual nao desejou a morte, mas morreu em combate, defendendo o nome de Deus, estando, para isso, disposto a morrer pelo seu Senhor se fosse necessario (arrependido do que fez).
Sansao conhecia muito bem o poder do Deus de Israel e sabia que Ele poderia livra-lo milagrosamente da morte, ou, até mesmo, ressuscità-lo, como ocorreu com Abraao, o qual, quando ofereceu seu filho Isaque, acreditava piamente que Deus poderia trazer seu flho das cinzas.
Todavia, o ceu nao pertence a qualquer um de nòs, de sorte que o melhor é deixar a responsabilidade de julgar os coraçoes para quem tem todo o direito de faze-lo, pois Ele è o JUIZ de toda a terra (Gn 18:25).

karenannyyy · 03/07/2015 às 20:43

ótimo. penso igual. *palmas*

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *