Pin It

O pronome Ele para indicar a Divindade tem gerado muita controvérsia nos dias atuais. Os cristãos admitem que Deus é Espírito não tem corpo masculino e que as mulheres não são em essência inferiores aos homens.

Entretanto, existem bons motivos para a defesa do uso exclusivo de pronomes masculinos para a referência a Deus.

O primeiro argumento é que os escritores da Bíblia e o próprio Jesus Cristo usaram uma imagem masculina de Deus.  C.S Lewis disse: “Nós, cristãos, acreditamos que o próprio Deus nos mostrou como devemos falar a respeito dele”.

O segundo argumento seria a transcendência de Deus em relação ao Universo ou a natureza. Aqui a metáfora é a seguinte: Da mesma maneira que um homem engravida uma mulher, Deus enche a nossa alma com graça e sobrenaturalidade, então assim como uma mulher não pode engravidar a si mesma, o universo não pode criar a si mesmo, nem a alma pode se auto-justificar.

É preciso ressaltar também  que as Escrituras atribuem a Deus algumas características femininas como o ato de amamentar (Is 49.15), gerar um filho no ventre (Is 46.3).

Concluindo, Deus como masculino invoca a sua transcendência, evitando a confusão de que a natureza  O originou, ao invés de ter sido criada. Evita a ilusão de que  podemos nos salvar sozinhos, sem a graça de Deus.


0 comentário

JOSÉ DOMINGOS · 03/08/2015 às 01:26

Tentando responder a questão pelo último questionamento: Eu apoio a teoria que os “filhos de Deus” que se agradaram das filhas dos homens, são anjos que se materializaram e conseguiram manter relações sexuais com mulheres e dessa relação nasceu os gigantes ou heróis que deram origem aos mitos nas demais regiões do planeta. Os que são contra a essa opinião usam a expressão de Jesus que “no céu” seremos iguais aos anjos, não casando ou seja não tendo relações sexuais! No Velho Testamento temos os anjos que falaram com Abrão e até comeram com ele, e seguiram pra destruir Sodoma e Gomorra, Hebreus fala quem muitos sem saber hospedaram anjos! Jesus no poço de Jacó falou que Deus é espírito e importa que o adoramos em espírito e verdade, se referindo a uma insuficiente materialidade do culto mesmo em Jersulem ou no Monte dos Samaritanos. Portanto, analisando tudo que escrevi parece haver diferenças entre os anjos no céu (espíritos), anjos na terra materializados (com genética diferente da nossa) faz nascer gigantes, e o corpo espiritual de Cristo que é a primícia, e os que forem salvos também terão um! Façamos o homem à nossa imagem, acho que um deles tendo uma forma, no caso Jesus, os outros também têm pois são a mesma pessoa! – Como disse, ainda precisa de mais aprofundamentos, se tiver pode ir trazendo, fico grato!

A paz de Cristo!

JOSÉ DOMINGOS · 31/07/2015 às 19:27

Eu acho que na Trindade, quem se manifesta em corpo é o Filho: “quem viu a mim viu o pai”, sou de acordo que as aparições de Deus no Velho Testamento era Jesus antes da sua encarnação! Mas a coisas são tão intrincadas e só corroboram com a Trindade, que o “Espirito Santo” também chora, sente ciumes etc…Sim a ressurreição é do corpo também. É só uma opinião merece mais aprofundamentos!

    Marcelo · 02/08/2015 às 22:28

    O que o irmao entende com a expressao “a imagem e a semelhança de Deus”?
    Estar numa dimensao onde nao existe “tempo” e “espaço” (como é o caso do Senhor Deus) significa nao possuir um corpo espiritual?
    Qual è, entao, a situaçao dos anjos?
    Deus te abençoe!!!

Marcelo · 31/07/2015 às 18:44

Caro,
1 Co 11:7 nos revela que, do ponto de vista divino, o homem é a imagem e a gloria de Deus, mas a mulher nao.
As varoas, por sua vez, diz a Palavra, sao a gloria do varao e nao de Deus. Quem sabe isso possa nos ajudar em alguma coisa?
Outrossim, embora Deus tenha a natureza espiritual (Jo 4:24), Ele nao é um ser impessoal e, por certo, possui um corpo espiritual (1 Co 15:44), cujo aspecto assemelha-se ao do homem, segundo a citaçao acima.
Gloria a Deus!!!

Jesus Cristo é uma mulher; diz “Raça Superior”…nova doutrina no Brasil! | · 29/09/2016 às 11:36

[…] Tratar Deus no masculino é machismo? […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *