Durante o reinado da rainha Maria (1553-1558), o uso de Bíblias foi proibido na Inglaterra e nenhuma Bíblia foi impressa durante aquele período. Mas em 1560 fora produzida em Genebra por um grupo de estudiosos, uma versão não autorizada da Bíblia em Inglês que ficou conhecida como Bíblia de Genebra ou Bíblia de Estudo Genebra.
O Novo Testamento foi elaborado por William Whittingham que foi cunhado de Calvino. Calvino escreveu uma epístola introdutória nesta primeira versão. O que chamou mais a atenção nesta Bíblia é que pela primeira vez as anotações marginais mostravam as variações nos manuscritos gregos. Também foi a primeira versão em Inglês a usar versículos numerados como parágrafos separados.
Foram usados as divisões dos dos versículos de Robert Estienne (ou, Stphanus), primeiramente empregadas em seu NT grego em 1551. A Bíblia de Genebra foi a primeira a ser impressa em tipo Romano ao invés das antigas letras de forma, o tipo Inglês antigo como era conhecido.
A Bíblia de Estudo Genebra foi a utilizada por William Shakespeare, Jonh Bunyan, Oliver Cromwell, tão intensamente estudada pelos puritanos e trazida pelo Mayflower. A Versão de Genebra também ficou conhecida como o “Livro do Povo”, ela teve uma proeminência dentre as versões inglesas durante 75 anos.
Descubra aqui o Melhor Curso de Memorização das Escrituras
No período de 1560, quando de sua primeira versão, até 1644 houveram 140 edições da Bíblia Genebra ou do seu Novo Testamento. Algumas versões impressas da Bíblia omitiram os livros apócrifos pela primeira vez. Na Escócia, foi uma edição da Bíblia de Genebra, a primeira a ser impressa no País em 1579.
Bíblia de Genebra x Bíblia dos Bispos
No começo do reinado da Rainha Elizabete em 1558, a popularidade da Bíblia de Genebra fez com que as autoridades anglicanas se organizassem para produzir uma Bíblia que portasse a autoridade da Igreja da Inglaterra. O arcebispo Parker se propôs a designar um Comitê para a realização de tal empreendimento, e sua proposta foi acatada.
Sem a mesma erudição do grupo que produziu a Bíblia de Estudo Genebra, o comitê inglês se utilizou da versão conhecida como “A Grande Bíblia” para a sua base, verificando o texto grego e hebraico. A Obra acabada foi denominada de a “Bíblia dos Bispos”. Dezenove edições foram impressas de 1568 a 1606. Foi endossada por convocação em 1571.
Fonte do Estudo Sobre a Bíblia de Genebra:
Dicionário Bíblico Wycliffe.
Links para baixar a Bíblia de estudo Genebra em PDF:
https://pbsena.files.wordpress.com/2016/09/biblia_de_estudo_genebra.pdf
https://docero.com.br/doc/8s5cv1
A minha eu baixei através do Aplicativo para Estudo bíblico The Word: O módulo da Bíblia para baixar no Aplicativo é Bíblia de Geneva, a versão é em inglês. Não sei se o app está disponível para Android, smartphone, etc. Faça aqui o download para Windows:
https://theword.br.uptodown.com/windows
Mais Edificação:
QUER ENTENDER A BIBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE DE UMA MANEIRA QUE NUNCA ENTENDEU ANTES? ACESSE O LINK ABAIXO:
Tenha acesso a 300 perguntas difíceis da Bíblia respondidas (e cada dia atualizamos com mais) com os respectivos versículos para que seu estudo seja completo. São mais de 600 páginas de conteúdo. Veja como em:
COMO PREGAR MENSAGENS PODEROSAS MESMO SENDO UMA PESSOA TÍMIDA E SEM CURSO TEOLÓGICO. SAIBA MAIS EM:
Quer receber inúmeros milagres através da oração? Aprenda sobre o Poder da oração em línguas, oração da madrugada, por que Deus não atende algumas orações, etc. Veja em:
E não esqueça: Não conte seus planos para ninguém. A Paz do Senhor Jesus!
Veja esse estudo em Vídeo:
0 comentário