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Uma cena místico com Moisés conversando com o povo, várias figuras em mantos, colunas ornamentadas, e criaturas aladas voando em torno de um disco solar brilhante representando Levítico 19 28

O livro de Levítico é uma das principais fontes de orientação moral e ética para os seguidores da Bíblia.

Em Levítico 19:28, encontramos um trecho que tem gerado discussão e diversas interpretações ao longo dos anos: “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor”.

Esse trecho tem levantado a questão do que a Bíblia realmente diz sobre tatuagens e cortes no corpo. Alguns interpretam que a proibição se refere exclusivamente a práticas rituais antigas, enquanto outros acreditam que é uma diretriz válida para todos.

Neste artigo, vamos explorar o significado de Levítico 19:28 e tentar entender o contexto histórico e cultural por trás desse trecho controverso.

Vamos analisar diferentes interpretações e opiniões de estudiosos e líderes religiosos, para que você possa formar sua própria conclusão sobre o assunto.

Se você está interessado em entender melhor o que a Bíblia diz sobre tatuagens e cortes no corpo, continue lendo para descobrir as diferentes perspectivas sobre Levítico 19:28 e seu Significado.

 

Levítico 19:28: Significado e Interpretação da Palavra de Deus

Existem diferentes interpretações sobre o significado de Levítico 19:28. Alguns argumentam que a proibição de fazer cortes no corpo e tatuagens estava diretamente relacionada a práticas pagãs e rituais de luto pelos mortos.

Eles afirmam que essas práticas eram comuns em culturas vizinhas a Israel e eram consideradas incompatíveis com a adoração ao único Deus verdadeiro.

Outros interpretam Levítico 19:28 como uma lei que proíbe qualquer forma de modificação corporal, incluindo tatuagens e cortes no corpo, independentemente do motivo.

Eles acreditam que essa proibição reflete uma preocupação mais ampla com a santidade e a integridade do corpo humano, que é considerado um templo sagrado.

Contextualização Bíblica e Histórica de Levítico

Este é o terceiro livro do Pentateuc

Uma ilustração de uma cena celestial com uma figura central segurando um objeto luminoso acima da cabeça, cercada por outras figuras em uma mesa circular, e um livro aberto em primeiro plano.

o, atribuído tradicionalmente a Moisés, e abrange uma variedade de leis e regulamentos dados por Deus aos israelitas.

O capítulo 19, em particular, traz uma série de instruções éticas, delineando como a comunidade deveria se comportar em diversas áreas da vida.

Levítico 19:28 faz parte de um conjunto de leis conhecidas como “Leis de santidade”, que abrangem uma ampla gama de assuntos, desde o tratamento dos pobres até a proibição de certas práticas.

A proibição de fazer cortes no corpo e marcas para os mortos, presente no verso 28, era parte de um conjunto de orientações destinadas a distinguir a adoração israelita daquelas das nações ao redor, muitas das quais participavam de práticas relacionadas à adoração aos ídolos por meio de rituais marcantes e incisões no corpo.

Significado de “Cortes no Corpo” e “Marcas”

Ao examinarmos as palavras-chave presentes no texto, como “cortes no corpo” e “marcas”, é fundamental recorrer a outras passagens das Escrituras para obter uma compreensão mais abrangente.

Em Jeremias 16:6 (ARA), por exemplo, encontramos uma referência semelhante: “E morrerão grandes e pequenos nesta terra; não serão lamentados, nem sepultados; servirão de esterco sobre a face da terra; e pela espada, e pela fome, serão consumidos; e os seus cadáveres servirão de mantimento às aves do céu e aos animais da terra.”

Essa passagem destaca a prática de não sepultar os mortos, o que pode estar relacionado à proibição em Levítico.

Quanto às “marcas”, a palavra hebraica utilizada, “qa’aqa”, pode ser interpretada como incisões ou cortes na carne.

Isso sugere uma proibição não apenas contra tatuagens, como comumente interpretada, mas também contra práticas de marcação e incisão que estavam associadas a rituais pagãos.

A Relevância de Levítico: 19:28 para os Cristãos Modernos

Em uma sociedade contemporânea marcada por expressões individuais, tatuagens se tornaram uma forma comum de arte corporal e autenticidade pessoal.

Diante disso, é vital questionar como os cristãos modernos devem interpretar a proibição de Levítico 19:28.

A resposta a essa pergunta pode ser encontrada ao examinarmos as instruções dadas pelo Novo Testamento em relação à lei cerimonial e à liberdade em Cristo.

No livro de Gálatas, o apóstolo Paulo ressalta que os crentes estão libertos da obrigação de cumprir a lei cerimonial judaica, uma vez que a fé em Cristo é suficiente para a salvação.

No entanto, isso não implica em uma licença para a prática desenfreada de qualquer comportamento.

Em 1 Coríntios 6:19-20 (ARA), Paulo adverte: “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

Essa perspectiva sugere que, embora os cristãos não estejam mais sob a obrigação legalista da lei judaica, ainda são chamados a honrar a Deus em seus corpos, evitando práticas que possam desonrá-Lo ou associar-se a rituais pagãos.

Interpretações e Comentários ao Longo da História

Uma ilustração de uma cena pastoral com uma figura mística segurando um cajado e emanando luz, cercada por vários animais e árvores, e texto arqueado na parte superior contendo referências bíblicas.

Ao longo da história da igreja, diversos teólogos e comentaristas têm oferecido interpretações variadas de Levítico 19:28.

No início do cristianismo, alguns pais da igreja viam essa proibição como uma questão de separação dos costumes pagãos, enquanto outros argumentavam que era uma rejeição da marcação do corpo como forma de luto pelos mortos.

Na Idade Média, a proibição foi frequentemente associada à superstição, e muitos acreditavam que fazer cortes no corpo ou marcar-se poderia atrair influências malignas.

Durante a Reforma Protestante, líderes como João Calvino enfatizaram a distinção entre a lei moral e a lei cerimonial, sugerindo que a proibição de Levítico 19:28 estava mais relacionada aos costumes culturais do que a princípios morais eternos.

Comentários Bíblicos:

Comentário Bíblico de Adam Clarke

Qualquer corte em sua carne para os mortos  Que os antigos eram muito violentos em sua dor, arrancar o cabelo e o rosto, bater no peito, c., é bem conhecido. Virgil representa a irmã de Dido “rasgando seu rosto com as unhas e batendo no peito com os punhos”.

Nem imprimir nenhuma marca em você  Era um costume muito antigo e muito geral para carregam marcas no corpo em homenagem ao objeto de sua adoração.

Todas as castas dos hindus carregam em suas testas ou em outro lugar o que são chamados de sectários marcas , que os distinguem, não só do ponto de vista civil, mas também religioso, uns dos outros.

A maioria das nações bárbaras descobertas recentemente têm seus rostos, braços, seios, c., Curiosamente esculpidos ou tatuados , provavelmente para fins supersticiosos.

Escritores antigos abundam com relatos de marcas feitas no rosto, braços, c., Em homenagem a ídolos diferentes e a isso o caligrafista inspirado alude, Apocalipse 13:16; Apocalipse 14:9, Apocalipse 14:11; Apocalipse 15:2; Apocalipse 16:2; Apocalipse 19:20; Apocalipse 20:4, onde falsos adoradores são representados recebendo em suas mãos e em sua testa as marcas da besta.

Estes eram chamados de στιγματα estigmas entre os gregos, e a estes São Paulo se refere quando diz: Eu carrego em meu corpo as MARCAS (estigmas) de o Senhor Jesus ; Gálatas 6:17.

Tenho visto vários casos em que as pessoas têm a figura da cruz, a Virgem Maria, c., Feita em seus braços, seios, c., A pele sendo primeiro perfurada e, em seguida, uma matéria colorida azul esfregada, que nunca é depois apagado.

Tudo isso foi feito com propósitos supersticiosos, e a tais coisas provavelmente se refere a proibição neste versículo.

Comentário Crítico e Explicativo de toda a Bíblia

Não farei cortes … A prática de fazer cortes profundos no rosto e nos braços e pernas, em tempo de luto, era universal entre os pagãos, e foi considerado um sinal de respeito pelos mortos, bem como uma espécie de oferenda propiciatória às efetivas que presidiram a morte e a sepultura.

Os judeus aprenderam esse traje no Egito; e, embora se afastasse dele, recaída em uma era posterior e degenerada para essa velha superstição ( Deuteronômio 14:1 ; Isaías 15:2 ; Jeremias 16:6 ; Jeremias 41:5 ; Jeremias 47:5 ), que, como Palgrave nos informa, ainda prevaleceu entre o povo Djowf na Arábia.

Nem imprima nenhuma marca em você – por tatooing; imprimindo figuras de flores, folhas, estrelas e outros dispositivos fantasiosos em várias partes de sua pessoa.

A impressão foi feita algumas vezes por meio de ferro quente, outras por tinta ou tinta, como é feito pelas mulheres árabes da atualidade (‘Viagens entre os beduínos de D’Arvieux e Burckhardt; maneiras de’ Lane ‘e costumes do Egito moderno) , pp.

25-35) e as diferentes castas dos hindus. É forçosamente, pela associação de Levítico 19:29 , que uma forte propensão a adotar essas marcas em homenagem a algum ídolo tenha ocasionado a lembrança neste versículo; e eram sabiamente proibidos, pois eram sinais de apostasia e, uma vez feitos, eram obstáculos insuperáveis ​​ao retorno.

(Veja alusões à prática, Isaías 44:5 ; Apocalipse 13:17 ; Apocalipse 14:1 .)

Comentário Bíblico de Carl F. Keil

Você não deve fazer cortes em sua carne (corpo) por causa de uma alma, ou seja, uma pessoa morta (נֶפֶשׁ = מֵת נֶפֶשׁ, Levítico 21:11; Números 6:6, ou מֵת, Deuteronômio 14:1; então novamente em Levítico 22:4; Números 5:2; Numeros 9:6-7, Números 9:10), nem fazer escritas gravadas (ou marcadas) em vocês mesmos”.

Keil explica que essas eram práticas pagãs de luto, que expressavam a dor pela perda de um ente querido, mas também implicavam uma crença na continuidade da vida após a morte e na possibilidade de comunicação com os espíritos dos mortos.

Essas práticas eram contrárias à santidade de Deus, que exigia que seu povo se abstivesse de qualquer contato com o mundo dos mortos, e à dignidade do homem, que era criado à imagem de Deus e não deveria mutilar ou alterar seu corpo.

Keil cita vários exemplos de povos antigos que praticavam esses costumes, como encontrado nos egípcios, nos fenícios, nos árabes, nos citas e nos germanos. 

Ele também menciona que os profetas condenaram essas práticas como abominações (Isaías 15:2; Jeremias 16:6; Jeremias 41:5; Jeremias 47:5; Ezequiel 7:18; Amós 8:10).

Convicções pessoais e tomada de decisões com relação a tatuagens e cortes corporais

Quando se trata de tatuagens e cortes no corpo, as convicções pessoais desempenham um papel importante na tomada de decisões.

Alguns indivíduos podem ter convicções pessoais que os levam a evitar tatuagens e cortes no corpo, enquanto outros podem não ver essas práticas como problemáticas.

É importante respeitar a diversidade de opiniões e convicções e permitir que cada pessoa tome suas próprias decisões com base em sua fé, valores pessoais e consciência.

Conclusão: Levítico 19:28: Significado: Viver à Luz das Escrituras

Uma ilustração de personagens bíblicos em trajes históricos reunidas em torno de uma mesa, envolvidas em uma refeição ou discussão, Jesus no centro. Elas estão cercadas por elementos arquitetônicos e animais sob um céu nublado.

À medida que exploramos o significado de Levítico 19:28, é essencial reconhecer que as Escrituras oferecem princípios atemporais que continuam a guiar a vida dos crentes.

A proibição contra cortes no corpo e marcas, embora inicialmente dirigida aos israelitas em um contexto específico, ainda ressoa com princípios de santidade, separação de práticas pagãs e honra a Deus em nossos corpos.

Os cristãos modernos são chamados a viver à luz desses princípios, buscando uma compreensão equilibrada que leve em consideração o contexto cultural, histórico e bíblico.

A interpretação de Levítico 19:28 não deve ser uma restrição legalista, mas um convite para reflexão sobre como nossas escolhas, incluindo a marcação do corpo, refletem nosso compromisso.

Veja mais estudos, significados e explicações bíblicas:

Levítico 19 28 Significado: O que diz a Bíblia sobre tatuagem e cortes no corpo?

Ef 3.20 – Explicação à luz da Cocriação

Hb 11.6: Explicação Quântica – Sem Fé é impossível agradar a Deus

Efésios 3:20 – Explicação Quântica – àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente

Explicação de Mateus 11:12 o reino do céu é tomado à força ou por esforço?

Àquele que tem lhe será dado Mt 13.12 (Explicação Coaching)

Ef. 3.20 – Estudo Completo

Estudo de Pv 4.23 – Guarda o teu coração com toda a diligência, porque dele procedem as fontes da vida

O justo viverá pela fé – O que quer dizer? – Estudo

Estudo sobre Romanos 7.19 – Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço

Estudo de 1 Coríntios 13:11, que diz: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino,

Estudo sobre Hebreus 11.3. Pela fé, entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus…

Estudo sobre Provérbios 23:7 – Você é o que pensa

Endemoninhado Gadareno – Estudo – Significado

Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará: Estudo Bíblico

Estudo Bíblico Superando Limites com Calebe

Bíblia de Estudo Genebra Baixe Aqui PDF – História e Teologia

Parábola do Semeador – Explicação Coaching

Parábola do Semeador: Explicação e Significado: Marcos 4.1-9

Tangedor na Bíblia: Explicação Neurocientífica (Método Silva)

O Significado de Escriba na Bíblia: Um Papel Crucial na História e Interpretação das Escrituras

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Revisão por José Domingos M Trindade

Teólogo, Bacharel em Direito e Escritor de Teologia e Auto-ajuda. Com vasta experiência em ajudar pessoas a alcançar seus objetivos, o autor se dedica a compartilhar seus conhecimentos e ensinamentos por meio de seus livros e trabalhos acadêmicos.

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