O Fracasso do Olavismo
Colocamos no mesmo balaio Olavismo com Bolsonarismo porque um é filho do outro. Nesse caso, o Bolsonarismo é filho do Olavismo. E como os próprios termos indicam: Olavo é o pai do Olavismo e Bolsonaro é o pai do Bolsonarismo. Ambos estão fadados ao fracasso e eu já explico porque.
O motivo do fracasso do Olavismo/Bolsonarismo já visível é porque seus mentores são destrambelhados. Vamos dissecar primeiro o Olavismo. Notícias dizem que Olavo só tem o ensino básico, outras que o velho só tem o ensino médio incompleto. Em todo caso, Olavo se intitula filósofo, chegou a dar aulas em faculdades, escreveu livros, deu cursos e etc. Os cursos de Olavo angariaram muitos discípulos, seus livros venderam muito apesar de ninguém entender nem ele mesmo.
Olavo prometia para seus discípulos entregar uma “Alta Cultura” mas só conseguiu entregar “baixarias”, métodos de assassinatos de reputações, aliás foi no próprio Curso que esses métodos foram treinados e usados em cima de cada discípulo dissidente do seu curso/seita. Então o primeiro problema do Olavismo foi a falta de verdadeiros intelectuais formados pela seita.
Os Yotubers do Olavismo
É notório também que alguns intelectuais foram se agregando ao Olavismo, à medida que tínhamos uma guinada de pensamento à Direita. Mas foram poucos e com pouco alcance como Pondé e Ives Gandra até porque os discípulos de Olavo só gostam/entendem de militância. Quem ficou a cargo da propaganda da Seita foram os youtubers que expandiram e cresceram ao mesmo tempo com as teorias do velho.
Foi especialmente Nando Moura e seus canais satélites que carimbaram o sucesso da seita e da própria eleição de Bolsonaro. Hoje, Nando e alguns desses satélites são inimigos da Seita Olavista por conta do próprio Bolsonarismo.
Então o motivo número 1 do fracasso do Olavismo é que faltaram intelectuais começando pelo próprio Velho, a seita foi erguida em cima de teorias conspiratórias que explodem e se espalham rápido mas que não se sustentam.
Outro problema da Seita Olavista foi a própria exposição, à medida em que ela ganhou notoriedade, que conseguiu eleger o próprio Presidente da República, ela passou no radar da Velha Mídia que a própria Seita combatia e desdenhava, quando a Mídia tradicional acordou já era tarde pros atuais acontecimentos, mas ao mesmo tempo cedo para os próximos e foi o que aconteceu. O Olavismo hoje é ridicularizado como um teoria conspiratória que envolve loucuras como a Terra Plana.
O Fracasso do Bolsonarismo
Falando do Bolsonarismo , seu fracasso também parte dá própria fraqueza do líder. Bolsonaro sempre foi um parlamentar que se situou no baixo clero e que ao mesmo tempo se contentou com os penduricalhos que o cargo lhe trouxe. Ser do baixo Clero e ao mesmo tempo não participar dos mensalões foi seu sucesso e seu telhado de vidro.
Se é difícil rastrear alguma máfia sua com relação ao erário, ao mesmo tempo também é difícil encontrar algum sucesso em sua carreira a não ser suas próprias vitórias nos pleitos. E esse sucesso também foi seu ponto fraco porque suas vitórias e a dos filhos dependeram de ligações muito estreitas com as milícias como já demonstrado em toda grande imprensa.
O rabo de Palha de Jair e seus filhos fizeram com que o Presidente se alinhasse com o dito Centrão, e agora o velho tomá-lá-dá-cá voltou e o discurso ideológico saiu de pauta. O único nicho de apoio maciço que resta ao Presidente é o dos Evangélicos, menos politizados, e com medo todo tempo da ameaça “diabólica” do PT, do comunismo etc.
Bolsonaro se segura ainda no neoliberalismo de Paulo Guedes e na sua maior mentira que é sua imagem de conservador cristão. O Neoliberalismo é aceito pelo grande capital e grande mídia e a mentira de seu conservadorismo patriota cristão é aceito pela defesa psicológica do Evangélico, defesa essa que acabou se tornando maligna porque distorce a Verdade.
Conclusão:
Faltou base sólida ao Bolsonarismo que veio do Olavismo. Faltou competência e honestidade moral e financeira do seu líder. E essa falta de base intelectual e nomes de pessoas realmente limpas são um problema que a Direita brasileira não irá sanar por muitos longos anos. A vitória nas últimas eleições vieram por uma série de armações, coincidências e fake news que nunca mais irão se repetir, pelo menos tão cedo.
1 comentário
O Fracasso do Olavismo/Bolsonarismo — Exateus | · 13/07/2020 às 17:36
[…] via O Fracasso do Olavismo/Bolsonarismo — Exateus […]