Por volta de 207, o Campeão da Ortodoxia, o grande apologista cristão Tertuliano, uniu-se ao Movimento Montanista, que os demais cristãos consideravam herético. Essa atitude de Tertuliano soou como um mistério para a Igreja.
O Montanismo recebe esse nome de seu fundador Montano, que foi um sacerdote pagão até sua conversão por volta de 155. Montano passa então a profetizar dizendo que estava possuído pelo Espírito Santo. Se uniram a ele duas mulheres: Priscila e Maximila.
As autoridades eclesiásticas da época que aceitavam o dom de profecias na Igreja, logo passaram a duvidar dos Montanistas que pregavam que com eles começavam uma nova era. Segundo os montanistas, essa nova era se caracterizava por uma vida moral muito rigorosa.
Assista em Vídeo: O que foi o Montanismo? Heresia ou Avivamento?
Os Montanistas também afirmavam que o fim já havia começado com a dádiva do Espírito Santo a Montano e aos seus, tal doutrina a Igreja não podia tolerar. Tertuliano parece ter sentido atracão pelo rigorismo dos Montanistas.
A Igreja da época, apesar de seus esforços, continha demasiadas imperfeições que não se enquadravam com o Legalismo de Tertuliano. Mesmo depois de fazer-se Montanista, Tertuliano não deixou de atacar aqueles que no seu entendimento, torciam à fé cristã.
Aprenda aqui a Memorizar a Bíblia de maneira rápida.
Tertuliano e a Trindade
Sua obra mais famosa dos seu período montanista foi o “Tratado contra Práxeas”. Práxeas que talvez fosse um codinome para o bispo de Roma Calixto, defendia que o Pai, o Filho e o Espírito Santo eram três modos em que Deus se manifestava, essa doutrina era conhecida como “patripassionismo” e chega à conclusão que o Pai foi crucificado, pois o Filho é o Pai.
Ao escrever contra Práxeas, Tertuliano acaba criando a Fórmula da Trindade em que há em Deus “uma substância e três pessoas”. Tertuliano respondendo à Práxeas também foi o que afirmou pela primeira vez que em Cristo há “uma pessoa e duas substâncias ou naturezas”: a divina e a humana.
Por todas essas razões, Tertuliano de Cartago é um personagem dos mais importantes na história da Igreja, grande campeão da ortodoxia e mesmo depois de montanista, continuou produzindo obras e fórmulas que nortearam todo o curso da Igreja.
Tertuliano também foi o primeiro Teólogo cristão que escreveu em Latim, que era a língua comum da metade ocidental do Império, tendo por isso influído sobre toda a teologia ocidental.
Assista em vídeo: O conceito de Trindade é Bíblico?
https://youtu.be/UuT5hVlbzEc
Mais Edificação:
QUER ENTENDER A BÍBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE DE UMA MANEIRA QUE NUNCA ENTENDEU ANTES? ACESSE O LINK ABAIXO:
Tenha acesso a 300 perguntas difíceis da Bíblia respondidas (e cada dia atualizamos com mais) com os respectivos versículos para que seu estudo seja completo. São mais de 600 páginas de conteúdo. Veja como em:
COMO PREGAR MENSAGENS PODEROSAS MESMO SENDO UMA PESSOA TÍMIDA E SEM CURSO TEOLÓGICO. SAIBA MAIS EM:
Quer receber inúmeros milagres através da oração? Aprenda sobre o Poder da oração em línguas, oração da madrugada, por que Deus não atende algumas orações, etc. Veja em:
Referência do Artigo: Tertuliano: Montanismo e Montanistas
História Ilustrada do Cristianismo. Justo L González
0 comentário