Pin It

LUZ PARA VIVER": NÃO SOFRA PERSEGUIÇÃO POR SE METER NA VIDA ALHEIA

Há um equívoco no meio evangélico causado pela utilização do seguinte adágio: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Mas será assim mesmo? Será que essa máxima é 100% verdeira?

Primeiro de tudo, temos que dizer que essa frase não se encontra na Bíblia. Essa frase foi cunhada por Albert Einstein e ainda foi recortada e tirada de contexto. A frase toda é assim: “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não algo só depende de nossa vontade e perseverança”.

Analisar ponto a ponto  essa frase do grande matemático, não é importante aqui, o importante é salientar que essa frase fora do contexto, utilizada nos meios evangélicos, tem feito bastante mal para a própria capacitação, inclusive a espiritual do povo de Deus.

Provavelmente, essa máxima deturpada de Einstein, ganhou corpo na Igreja, devido à escolha dos discípulos de Jesus. A lógica ou a falsa lógica que se originou sobre essa escolha é: Jesus escolheu homens sem estudos, humildes, sem capacitação para levar sua Obra adiante.

Quando eu me refiro a uma falsa lógica nesse caso, é porque esses homens eram capacitados sim. Eram capacitados para o intuito de Jesus, principalmente os pescadores. Jesus escolheu homens que eram acostumados com a pescaria profissional, para se tornarem pescadores de homens.

O próprio Jesus falou isso para Pedro e seu irmão André: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.
Mateus 4:19

Ou seja, a vida desses pescadores já era um tipo de “metáfora prática” que serviria e muito para o treinamento que iriam posteriormente receber de Jesus.

Moisés e a Capacitação de Deus

Falemos agora de outra escolha que Deus fez: “Moisés para libertador do povo Hebreu do Egito”.

Sabemos que  Moisés fora criado na Coorte Egípcia.  A Bíblia relata que Moisés foi um homem instruído na sabedoria dos egípcios:

“E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras”.

Atos 7:22

Por Moisés ter tido todo esse treinamento, ele foi escolhido para ser o grande Legislador de Deus.

A Escolha de Abraão

Outra escolha interessante de Deus, foi a de Abraão. Abraão foi escolhido para ser o “Pai da Fé” para o mundo Ocidental. A grande provação de Abraão na sua área, foi o quase sacrifício de seu filho Isaque.
Quando chegou nesse ápice, Abraão já tinha passado em outros testes menores como sua saída do meio da sua parentela e a própria espera do nascimento de Isaque.
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.Gênesis 12:1-3

Davi o escolhido de Deus para ser Rei

Também podemos citar Davi, escolhido para ser Rei e derrotar o grande gigante Golias que afligia o povo de Deus.  Davi foi escolhido porque já tinha matado ursos e leões no pastoreio de suas ovelhas no campo e ainda era um compositor de louvores a Deus.

Você também é um escolhido de Deus

Com certeza, você que lê esse texto, possui também uma área em que se sai bem e/ou se identifica. E é nessa área que Deus quer te usar. Seu grande papel é  se aperfeiçoar essa área, fazendo assim, você está se colocando na “brecha”.
Só entenda um mistério: Quando Deus te usar ou escolher por sua qualidade e/ou habilidades que ele mesmo te deu, Deus vai te usar de uma maneira tão imensamente maior que vai parecer que você nem precisou de suas habilidades.

Aposto Paulo o Preparado

Foi isso que aconteceu com o apóstolo Paulo que foi um estudante exímio da Lei de Deus, foi um Poliglota que quando começou a ser usado por Deus, ele mesmo falou que todo conhecimento que havia adquirido era como esterco perante a Sabedoria de Deus.
“Circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu;
quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.
Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo”Filipenses 3:5-8
Você agora pode estar se perguntando: “Mas eu gosto é de desenhar, ou de engenharia, ou até mesmo de cozinhar, não importa, a Palavra é a mesma: continue se dedicado, se esforçando, porque quando Deus te colocar entre os maiores de sua área, lá você terá oportunidade de falar do Amor de Deus e até mesmo só em falar que é cristão e dando testemunho de vida disso,  já estará fazendo muito pela Obra Cristã.

A Parábola dos Talentos

Tudo que escrevi até agora, não foge da Parábola dos Talentos, quem enterra o talento, será tirado, quem tem talento e o desenvolve será acrescentado dos que enterraram. No entanto, para desenvolver seus talentos, você precisará da própria orientação de Deus e isso só se consegue com oração constante, com leitura da Bíblia e jejuando.
Também precisará ler bons livros na sua área, fazer cursos, ler biografias das pessoas de sucesso do seu ramo, enfim se capacitar, nunca esquecendo que é Deus que faz tanto o querer quanto o efetuar, pois foi Ele que te deu a aptidão e é Ele que te orienta como fazer para a obtenção da Vitória.
Complemento dizendo que sua parte tem que ser com esmero, fazendo as coisas como se tivesse fazendo para o próprio Deus, por isso a própria Palavra diz:

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

1 Coríntios 10:31

Jesus e o seu Preparo

Jesus sempre se qualificou, estudava muito a Lei, ainda com 12 anos de idade já debatia com os doutores e mestres da Torá. Também mantinha sua vida de oração e obediência a seus pais. Mas ainda assim, quando foi iniciar o seu Ministério, precisou ser batizado com o Poder do Espírito Santo que veio junto com o seu batismo nas águas.

Com o poder do Espírito Santo, Jesus saiu para o deserto para enfrentar as tentações e se sair vitorioso na sua Missão.  Agora, saiba de mais  uma coisa, Deus antes de te entregar o melhor dessa Terra, após seus esforços, irá testá-lo, todos os personagens bíblicos que citei aqui, sofreram testes.

Pedro foi testado e negou Jesus, Moisés foi testado enfrentando Faraó e a murmuração do Povo, Davi teve que enfrentar o Gigante, o teste de Abrão foi o quase sacrifico de Isaque, e o mais interessante disso tudo é que só passamos no Teste ou nos testes quando admitimos que não podemos vencer sem Deus,  ou quando já vamos em nome do Senhor dos exércitos como fez Davi.

Conclusão sobre as Escolhas e os Preparos de Deus

Concluindo, digo que os pensamentos de Deus são maiores do que os nossos e que nossa parte é marchar, seguir e desenvolver nossos talentos que foram o próprio Deus que nos concedeu. Só que a grande chave do sucesso disso tudo é que depois de todos os nossos esforços que precisamos fazer,  percebemos que só conseguimos a Vitória quando vamos em nome do Senhor e descansamos Nele. Amém

Gostou desse Texto? Acesse nossos Projetos logo abaixo:

Teologia do Coaching – O que é?

Jardim do Éden e o Subconsciente – Coaching Cristão

Curso Grátis de Expansão da Consciência e inteligência espiritual através da Teologia

Coaching Messiânico o que é?

 

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *