Pin It

 

Segundo Lee Strobel ex-ateu  (famoso jornalista investigativo), em seu livro “Em defesa da fé”, existem 8 objeções mais contundentes ao Cristianismo, e nesse livro ele responde todas elas, através de entrevistas com Apologistas renomados. Quais são essas objeções?

1ª Se existe um Deus amoroso, por que  este mundo dilacerado pela dor geme debaixo de tanto mal e sofrimento?

Resposta aqui:

http://exateus.com/2015/06/19/resposta-a-1a-objecao-uma-vez-que-o-mal-e-o-sofrimento-existem-nao-pode-haver-um-deus-amoroso

2ª Se os milagres de Deus contradizem a ciência, como uma pessoa racional pode crer que sejam verdadeiros?

Resposta aqui:

http://exateus.com/2015/06/25/resposta-a-segunda-objecao-a-ocorrencia-de-milagres

3ª Se Deus realmente criou o universo, por que as evidências persuasivas da ciência impelem tantas pessoas a concluir que o processo espontâneo da evolução explica a vida?

Resposta aqui:

http://exateus.com/2015/03/18/resposta-da-terceira-objecao-deus-continua-vivo-e-passa-bem/

4ª Se Deus é moralmente puro, como pode sancionar o massacre de crianças inocentes, como o Antigo Testamento diz que ele fez?

Resposta aqui:

http://exateus.com/2015/04/08/os-cananeus/

5ª Se Jesus é o único caminho para o céu, que dizer dos milhões de pessoas que nunca ouviram falar dele

Resposta aqui:

http://exateus.com/2015/06/16/resposta-a-5a-objecao-e-ofensivo-afirmar-que-jesus-e-o-unico-caminho-para-deus

6ª Se Deus se preocupa com as pessoas que criou, como pode entregar tantas delas a uma eternidade de tormento no inferno somente porque não creram nas coisas certas a respeito dele?

Resposta aqui:

http://exateus.com/2015/07/30/o-inferno-consideracoes/

7ª Se Deus é o dirigente supremo da igreja, por que ela tem estado repleta de hipocrisia e brutalidade ao longo dos séculos?

Resposta aqui:

http://exateus.com/2015/08/16/a-historia-da-igreja-esta-repleta-de-perseguicao-e-atrocidades-entao-o-cristianismo-e-ruim-falacia/

8ª Se ainda sou assaltado por dúvidas, ainda posso ser cristão?

Resposta aqui:

http://exateus.com/2015/08/18/tenho-duvidas-quanto-ao-cristianismo-ainda-posso-ser-cristao/

No decorrer dos novos posts, estaremos trazendo um resumo das respostas que o jornalista Lee Strobel conseguiu recolher, não responderemos na mesma ordem das objeções apresentadas, mas deixo a esperança para você que é ateu ou agnóstico, que existem respostas contundentes as questões já suscitadas,  e para você que quer abraçar essa fé, te digo que essa fé não será cega, mas sim, contundente.


16 comentários

Henrique · 07/08/2015 às 16:34

As objeções de Strobel são interessantes, mas elas são necessárias para que alguém rejeite o cristianismo? Quero dizer, suponho que alguém poderia rejeitar o cristianismo por não haver razões além de preferências pessoais para crer no deus cristão, na vida e obra de Jesus, e nos dogmas do sabor de cristianismo em questão. Ou todo aquele que rejeita o cristianismo tem que concordar com Strobel?

COMUNIDADE AMIGOS DE CRISTO · 23/07/2015 às 21:08

Republicou isso em PAGINAS IMPORTANTES.

COMUNIDADE AMIGOS DE CRISTO · 23/07/2015 às 21:07

Na realidade, as guerras, conflitos existem causados pela ambição de poder,de orgulho humano,embora não pareça, mas Deus olha tudo isso, e o que enxerga? apenas alguém que caminha longe dos seus mandamentos,Deus olha, mas o que o homem tem que fazer,Deus não fará,o homem tem sim,que se conscientizar de sua fragilidade,rompendo com o pecado e voltar aos caminhos do Senhor.

Marcelo Victor · 08/04/2015 às 15:52

8° Duvidas existem e sempre irão existir, pois nem tudo Deus nos revelou. O fundamental è sabermos que aquilo que è importante para a salvação nos foi revelado, ou seja, a fé que Jesus è o Filho de Deus, que ele morreu pelos nossos pecados e que virá um dia resgatar os que creram nas Suas Palavras.
Como dizem as Escrituras, o sangue de Cristo è suficiente para limpar qualquer mancha (perdoar qualquer pecado), inclusive o pecado da duvida.
Aquele que caminha em direção ao Mestre, o Mestre caminha em direção a ele, esclarecendo suas duvidas e guiando-o em toda verdade, pelo seu bom Espirito (è promessa d’Ele).
Deus vos abençoe!!!

Marcelo Victor · 08/04/2015 às 15:43

7° Quem arriscaria classificar esse monte de religiões pagãs como igreja de Cristo? A igreja primitiva nunca fez parte desse monte de doutrinas heréticas que se espalharam pelo mundo com roupagem de cordeiro, ou seja, se dizendo cristãs.
A igreja primitiva foi morta pelo império romano e sua religião pagã, e tudo em nome de Cristo (uma blasfêmia que será requerida na hora certa).
Jesus nunca nos ensinou a matar alguém, a escravizar, a impor nossas convicções aos outros e nem mesmo a adorar os ídolos.
Deus possui adoradores sinceros em todas as gerações, basta clamarmos a Ele que Ele nos revelará onde estão as suas ovelhas.

Marcelo Victor · 08/04/2015 às 15:31

6° Como um pai espera o reconhecimento do filho a respeito de tudo que fez para o bem dele, assim è o nosso Deus com relação as suas criaturas, esperando delas gratidão por te-las trazido à vida e dado-lhes todo o bem necessário para levarem uma vida repleta de felicidade.
Se isso não ocorre, ou seja, se nem todos são felizes, de forma alguma è culpa de Deus, mas ocorre por causa da ganancia do homem que quer tudo para si e se esquece dos seus semelhantes.
Como se não bastasse, como prova de amor, apesar de tanta ingratidão do homem, o Senhor Deus ainda concede às suas criaturas uma segunda oportunidade de vida eterna, porem, Ele o faz sem violar a liberdade de escolha, propondo dois caminhos.
Agora, se a vida e gozo são eternos, para aqueles que decidem obedecer a Deus, porque não aceitar um castigo eterno para os rebeldes? Onde está a injustiça se a todos foi dada igual oportunidade de se converter dos maus caminhos?
Talvez o rigor do castigo esteja relacionado ao rigor da transgressão praticada pelo homem tanto no éden como durante a vida, pelas quais Deus deixou Sua gloria, se fez carne, habitou entre nós, sofreu tentações, padeceu duro martírio e obrigou-se a passar pela morte.
Que valor tem isso para você? Quem de nós faria isso? Quem pagaria esse preço?

Marcelo Victor · 08/04/2015 às 14:58

5° O juizo de Deus serà JUSTO, logo àqueles a quem muito foi dado, muito lhes serà cobrado e aos que pouco receberam, terao um justo juizo.
Todavia è importante nos lembrarmos sempre de que o homem è inescusável diante de Deus, pois a propria natureza declara a gloria da divinda, incitando-o a buscar o Deus verdadeiro (Jó 12:7-9; Sl 8:1, 3; 19:1-3; Is 40:12-14, 26; At 14:15-17; Rm 1:19-23; 2:14-15).
Deus vos abençoe!!!

Marcelo Victor · 08/04/2015 às 14:48

4° Alem do amor e de outros atributos perfeitos, Deus possui o atributo da perfeita JUSTIçA, promovendo-a entre suas criaturas. Por vezes, o Senhor Deus faz justiça usando “suas próprias mãos” (atraves, por exemplo, das forças da natureza), e outras vezes Ele o faz usando de suas próprias criaturas (“aquele que derramar o sangue do homem, pelo homem seu sangue serà derramado”).
Nao podemos nos esquecer jamais de que as naçoes que foram mortas por determinaçao divina praticavam abominações tais que poderiam causar indignaçao atè mesmo nos piores mortais dos nossos tempos.
Entre outras coisas, muitas dessas naçoes ofereciam seus próprios filhos (em abortos ou nao) aos seus deuses, em cerimonias publicas diabolicas que levavam os expectadores ao delirio.
Depois da queda, o homem adquiriu a qualidade diabólica de se por na condição de vitima do Criador, atribuindo a Ele a culpa de todo o mal que ocorre no universo, incluindo aquele que ele próprio perpetra aos seus semelhantes..
Um exemplo real e atual dessa ideologia maligna da autopiedade (que favorece à impunidade) è a luta para erradicar a pena de morte para crimes hediondos, trafico de drogas, homicidios, roubo dos cofres públicos, etc., afirmando que è desumano punir proporcionalmente os seres humanos que cometem barbaridades.contra seres humanos indefesos, sendo eles próprios os primeiros a desrespeitar os direitos humanos.que avocam para si quando são apanhados em flagrante.

    JOSÉ DOMINGOS · 08/04/2015 às 20:48

    Nessa mesma linha de pensamento, eu respondei a um ateu sobre as nações Cananeias! fiz até um post sobre isso agora!

    Iniciando tudo, você mesmo (o ateu que questionou Deus) só existe porque aquelas nações cananeias foram exterminadas, pois se elas existissem, os judeus tinham sido exterminados, consequentemente Jesus não teria nascido, O Império Romano não teria sido enfraquecido quando libertava os seus escravos baseados na doutrina cristã! Os reis germanos não teriam se convertido ao Cristianismo, Os Estados nacionais modernos não existiriam, a Civilização Ocidental não teria inventado a ciência conseqüentemente a Tecnologia, o computador que tu digitas não teria sido inventado, tu mesmo não existiria porque Portugal não existiria e o Brasil conseqüentemente não teria sido dominado pelo mesmos! Você só existe pela a atitude acertada de Deus( que é o autor da vida e ele pode tirá-la quando quiser, vai ser assim com a tua também), de eliminar aquelas nações ao redor de Israel que praticavam publicamente a Zoofilia, a Pedofilia, o Homossexualismo, o Incesto e ainda sacrificavam seus filhos no fogo ao Deus Moloc! ou seja quando há uma grenguena em alguma parte do corpo ela precisa ser amputada pro corpo todo não morrer! Além do mais Deus esperou por 400 anos o arrependimento destes povos: E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. Gênesis 15:15-16.

      Marcelo Victor · 08/04/2015 às 21:30

      Perfeito!!!

    JOSÉ DOMINGOS · 10/04/2015 às 01:52

    Também escrevi um post sobre essas questões de relativização dos valores, sobre Direitos Humanos, e falta de punição, baseado no Livro de Zaffaroni e sua visão à não punição de crimes – vale a pena dá uma olhada: https://exateus.wordpress.com/2015/03/24/o-inimigo-no-direito-penal

Marcelo Victor · 08/04/2015 às 14:12

2° Para a ciência, salvo erro, somente o que pode ser comprovado cientificamente existe, o resto não pode ser considerado.
Um trunfo nas maos do diabo, pois, como comprovar cientificamente, por exemplo, que houve a abertura do mar vermelho para que o povo de Israel passasse? Impossivel!
Mas a ciencia tambem nao è Deus, pois nao sabe explicar, por exemplo, a origem do vento e, no entanto, ele existe e todos podemos senti-lo.
Indico o seguinte video de um Doutor cristao, embora nao partilhe da doutrina que ele professa: https://www.youtube.com/watch?v=2DF-bUMBmJ0
Termino meu comentario, com uma boa dica para os racionais descobrirem se os milagres de Deus são reais,: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo” (João 7:17-18).

Marcelo Victor · 08/04/2015 às 10:30

Para contribuir, eu também poderia deixar uma frase e/ou pensamento para cada objeção feita pelos incrédulos:

1ª O amor de Deus se manifestou na criação, se manifesta durante toda a existência humana (por todo o bem que cerca cada homem que vem ao mundo) e se manifestará eternamente na vida daquele que crer na Sua existência e der ouvidos à Sua Palavra.
Já o mal, por sua vez, existe no mundo, desde a criação, exatamente porque o homem não creu em Deus e não deu ouvido às Suas Palavras.
Assim sendo, todo o bem vem de Deus e todo mal vem do homem, o qual è escravo da liberdade que Deus lhe deu, sendo, por isso, o inteiro responsável pelas suas decisões e acoes, assumindo as consequências e propagando-as às gerações futuras.

Deus vos abençoe!!!

Marcos Pinheiro · 22/03/2015 às 10:59

Parabéns pelo blog, irmão Domingos. Que a potente mão do Senhor esteja contigo !!!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *