Pin It

Respondendo à 3ª Objeção – A evolução explica a origem da vida de modo que Deus não é necessário.

Lee Strobel entrevista Walter L . Bradley, PH.D

Walter L. Bradley é co-autor do livro The Mystery of life´s Origin [O Mistério da Origem da Vida], onde desmonta teorias sobre a criação da matéria viva. Também contribuiu com os livros Mere Creation [Criação Pura e Simples] e Three Views of Creation and evolution [Três perspectivas sobre Criação e evolução]. Também escreveu vários artigos sobre o Tema Origem da Vida.

Bradley é doutor em Ciência de Materiais pela Universidade do Texas, em Austin, foi professor de Engenharia Mecânica na Universidade A&M do Texas por 24 anos, é especialista em polímeros e termodinâmica, ambos importantes na discussão sobre a origem da vida. É membro do Centro para a Renovação da Ciência e da Cultura, do Instituto Discovery, e foi eleito membro da Sociedade Americana de Materiais da Associação Científica Americana.

Lee – Qual era a Teoria de Darwin sobre a Origem da Vida?

BradleyDarwin foi o primeiro a teorizar que a vida surgiu a partir de substâncias químicas que reagiram em alguma “pequena lagoa aquecida”.

            Darwin pode ter subestimado o problema porque naquela época se imaginava amplamente que a vida de desenvolvesse naturalmente em toda a parte – As pessoas achavam que os vermes surgiriam espontaneamente da carne em decomposição. Então Francisco Redi demonstrou que a carne, protegida das moscas, nunca produzia vermes. Louis Pasteur demonstrou que o ar contém microrganismos que podem se multiplicar na água, dando a ilusão da geração espontânea da vida.

Lee – A famosa experiência de Miller não provou que o surgimento da vida é em essência um desdobramento bioquímico  automático que ocorre naturalmente quando as condições físicas são apropriadas?

BradleyLonge disso. Por algum tempo os evolucionistas ficaram eufóricos. Mas houve um grande problema com a experiência que invalidou os resultados: Miller e Oparim não tinham nenhuma prova concreta de que a antiga atmosfera da Terra era composta de amônia, metano e hidrogênio, que Miller utilizou em sua experiência. Queriam obter uma reação química favorável e assim sugeriram que a atmosfera era rica nesses gases.

Lee– O senhor está dizendo que o cenário foi preparado de antemão para obter os resultados desejados?

Bradley Essencialmente, sim.

Lee – Como era o verdadeiro ambiente da Terra Original?

BradleyA partir de 1980, os cientistas da NASA demonstraram que a Terra primitiva nunca teve metano, amônia ou hidrogênio em grandes quantidades consideráveis. Era composta de água, dióxido de carbono e nitrogênio. E você simplesmente não pode obter os mesmos resultados experimentais com essa mistura. Não vai funcionar.

            Quando os livros escolares descrevem o experimento de Miller, deveriam ser suficientemente honestos para dizer que foi algo interessante do ponto de vista histórico, mas não muito relevante para mostrar com a vida surgiu de fato.

Lee – Darwin considerava que a matéria viva básica, digamos por exemplo, um organismo unicelular – era essencialmente simples?

BradleyDarwin provavelmente não achava que seria muito difícil criar vida a partir da ausência de vida, pois as distancias entre as duas não parecia muito grande para ele. Mas a verdade é que um organismo unicelular é mais complicado que qualquer coisa que tenhamos conseguido recriar por meio de supercomputadores.

Lee- O que entraria na formação de um organismo vivo? E o manteria simples?

BradleyPrecisaria que 100 aminoácidos fossem reunidos de maneira exatamente correta para fazer um molécula de proteína. Mas criar uma molécula de proteína não significa que você criou a vida. Agora é preciso reunir um conjunto de 200 moléculas de proteínas, com as funções certas, para obter uma célula viva típica. Nos sistemas vivos – a orientação necessária para juntar qualquer coisa vem do DNA. Cada célula de cada planta e animal precisa ter uma molécula de DNA. O DNA trabalha em estreita associação com o RNA para dirigir a seqüência correta dos aminoácidos. Ele faz isso através de instruções químicas. Mas isso suscita outra dúvida! De onde veio o DNA? Fazer  DNA e o RNA seria um problema ainda maior do que criar proteínas. Eles são muito mais complexos. Como disse o ganhador do Prêmio Nobel Sir Francis Crick: “ A origem da vida parece ser quase um milagre, tanto são as condições que teriam de ser satisfeitas para torná-la uma realidade.

Lee- O Senhor não vê problema em dizer que a melhor explicação parece ser um Planejador Inteligente?

BradleyDe maneira alguma. Acho que as pessoas que acreditam que a vida surgiu de modo natural precisam ter muito mais fé que as pessoas que concluem racionalmente que existe um Planejador Inteligente.

Lee – O que impede que mais cientistas chequem a essa conclusão?

Bradley – Muitos já chegaram. Porém, em alguns casos, a filosofia atrapalha. Se eles estão persuadidos de antemão que Deus não existe, não importa quão convincentes sejam as evidencias, sempre negarão: “Aguarde e nós encontraremos algo melhor no futuro”!

            Cada célula do corpo humano, contem mais informações que todos os trinta volumes da Enciclopédia Britânica. Certamente é razoável chegar a conclusão que isso não é produto casual da natureza espontanea, mas é o sinal inconfundível de um Planejador Inteligente.

            A Revista Time estava errada: Darwin não assassinou Deus. Existem simplesmente muitíssimos indícios poderosos- especialmente na impressionante complexidade dos átomos invisíveis e na fantástica linguagem codificada na dupla hélice do DNA – para comprovar que o Criador está vivo e passa bem.

“Resumo baseado no livro Em defesa da fé”, – Lee Strobel


5 comentários

Deus não criou vida em outros planetas, defende astrônomo cristão | · 28/11/2016 às 22:07

[…] Resposta da Terceira Objeção – Deus continua vivo e passa bem! […]

E Felipe Pondé voltou a ser ateu! | · 12/11/2016 às 18:03

[…] Resposta da Terceira Objeção – Deus continua vivo e passa bem! […]

Objeções ao Cristianismo | exateus · 21/06/2015 às 19:57

[…] ← Jesus o Filho de Deus ! Resposta da Terceira Objeção – Deus continua vivo e passa bem! → […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *