gnosticismo o que é

Gnosticismo o que é: As doutrinas gnósticas não foram compactas nem o gnosticismo um grupo coeso. Foi um movimento que existiu tanto dentro como fora da Igreja. Os mais famosos mestres gnósticos foram Basílides e Valentim dentre outros, cada qual com suas doutrinas e seus discípulos.

Tradicionalmente, considera-se que o Gnosticismo diz respeito àqueles grupos do Império Romano dos século I e II que afirmavam conhecerem a Deus por experiência e não pelas formais doutrinas. Talvez até por isso, o próprio movimento Montanista que foi subsequente a esse período foi considerado como herético.

Uma nova visão sobre a Unidade do Gnosticismo

Como já mencionado na introdução desse artigo, o Gnosticismo tem se revelado uma tradição bastante ampla, e por isso, muitos historiadores na atualidade pregam o fato que essa tradição religiosa não pode ser considerada uma escola bem definida de pensamento com uma unidade específica.

Hoje, se credita a visão das Teorias Gnósticas como uma unidade, a invenção de estudiosos modernos da religião, que foram influenciados equivocadamente por escritores cristãos antigos como Ireneu de Lyon que tinha seus motivos para representar o movimento como um Império do Mal coeso que buscava destruir à incipiente igreja cristã.

Na atualidade, já existe um consenso, que não dá para se utilizar o gnosticismo como categoria coesa.

Segundo Karen King:

“A Variedade de fenômenos classificados como “gnósticos” simplesmente não dá apoio para uma definição única, monolítica, e de fato, nenhum dos principais documentos estabelece uma definição tipológica padrão”.

Então devemos desistir de usar os Termos “Gnosticismo” e “Gnóstico”?

Não devemos desistir ou parar de usar os termos “Gnosticismo” ou “Gnóstico”, mas eles devem ser usados com cautela. Devemos usar esses termos principalmente quando estamos nos referindo a um grupo de doutrinas e mitos religiosos que floresceram no final da idade antiga e que sustentam basicamente dois veredictos:

1 – Que o Cosmo resulta da atividade de um criador mau ou ignorante;

Ex: Gnosticismo de Marcião

2- Que a Salvação é um processo durante o qual os crentes tomam conhecimento de sua origem divina, de forma que podem retornar ao reino espiritual depois de terem sido libertados das limitações do mundo material e do corpo físico em particular.

Ex: Gnosticismo Velentiniano.

Prosseguindo com o Conceito de Gnosticismo

O termo “gnosticismo” vem da palavra “gnosis”, que quer dizer “conhecimento”. A salvação era o foco dos gnósticos. Criam que tudo que fosse matéria era necessariamente mau. O ser humano, para eles, era um espírito eterno que de alguma maneira ficou preso nesse corpo material. Para o gnosticismo, o corpo era essencialmente mau.

A finalidade dos gnósticos é conseguir escapar do corpo e do mundo material em que fomos presos. Os gnósticos afirmam que a princípio toda realidade era espiritual. O Ser Supremo queria criar apenas um mundo espiritual. Com esse objetivo foram criados vários seres espirituais.

Assista também este Artigo Gnosticismo o que é comentado em Vídeo:

Um dos seres espirituais criados pelo Ser Supremo foi um rebelde que criou esse mundo. Alguns gnósticos explicam que esse rebelde que se chamava Sabedoria quis produzir algo por si, e o resultado foi um “aborto”, ou seja, na visão gnóstica nosso mundo é um aborto e não uma criação de Deus.

No entanto, no nosso mundo, que foi criado por um ser espiritual, existem alguns resquícios ou fagulhas do espírito. Essas fagulhas espirituais são as nossas almas que precisam ser libertadas do nosso corpo material.

Para a libertação da alma, é preciso que venha um mensageiro do mundo espiritual. Esse mensageiro traz uma mensagem que tem o objetivo de nos libertar dos nossos impulsos e paixões mundanas, de nos despertar de um sono que aprisiona nossa alma ao mundo material.

Veja também: 

A Heresia de Marcião

Esse mensageiro traz uma informação que não conhecemos (gnosis)necessária para nossa liberdade. Acima do nosso planeta encontra-se esferas celestiais comandadas por poderes malignos que tentam nos manter prisioneiros nesse plano.

Gnosticismo e Docetismo

Para se chegar ao reino espiritual é preciso atravessar todas as esferas com a ajuda do conhecimento secreto que o Mensageiro trouxe. Para os gnósticos cristãos, esse mensageiro era Jesus Cristo. Para a maioria dos gnósticos cristãos, o corpo de Jesus Cristo era pura aparência, pois era um mensageiro celestial.

Outros diziam que tinha corpo, mas que esse corpo era feito de uma “matéria espiritual” diferente do corpo humano. A maioria negava o nascimento de Jesus, pois tal nascimento o colocaria sob o poder deste mundo. Essas doutrinas sobre a natureza do corpo de Jesus acabam sendo enquadradas no que se chamou de Docetismo.

Docetismo é uma palavra grega que significa aparentar, pois todas essas doutrinas acabam se resumindo na constatação errônea que o corpo de Jesus era apenas aparente.

O Gnosticismo na atualidade

Se alguma tradição religiosa da antiguidade reverbera nos modismos do Ocidente de hoje, essa é o Gnosticismo. As principais ideias das crenças gnósticas estão em sintonia com os ideais de autodescoberta, autoconsciência, autoatualização e salvação do “eu”, sem falar na ojeriza a qualquer tipo de autoridade eclesiástica. (Desigrejados).

Esses movimentos atuais, com frequência, usam termos que dizem dar ênfase ao lado espiritual da vida e uma tentativa de buscar a verdade na própria natureza humana, em vez de se basear em qualquer tipo de figura de autoridade.

Principais Gnósticos Históricos

Simão o Mago;

Cerinto;

Saturnino;

Basilides

Valentim;

Marcião;

Tertuliano?

Orígenes?

Mais Conteúdos Relacionados com o Gnosticismo: 

Heresias precederam a ortodoxia?

Simão o Mago

Quem foi Teudas o Impostor ?

O Credo dos Apóstolos

Tertuliano de Cartago: Montanismo e Montanistas

Movimento dos “Sem -igreja” traços da heresia ebionita!

Referência do Artigo Gnosticismo o que é?

A História Ilustrada do Cristianismo. Justo L. Gozalez.

Heresia. Uma História em defesa da verdade. Alister McGrath

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *