Pin It

Orígenes de Alexandria

Orígenes de Alexandria  foi o discípulo mais famoso de Clemente de Alexandria. Mas diferentemente de seu Mestre, Orígenes era filho de pais cristãos. O pai de Orígenes,  Lêonidas, sofreu martírio durante à perseguição de Sétimo Severo. Ainda jovem, Orígenes quis se unir ao pai no sofrimento da prisão e morte, mas sua mãe lhe escondeu as roupas e Orígenes acabou sendo obrigado a ficar em casa.

(No Tópico Orígenes Eunuco deste Artigo está a  explicação porque castrou-se – desça mais). 

A morte de Leônidas foi um grande baque para a família de Orígenes. Leônidas era muito carinhoso com os filhos. Frequentemente entrava no quarto de Orígenes à noite, enquanto dormia, ficava tão comovido por um terno amor que beijava o peito de seu filho “como se o Espírito Santo estivesse guardado ali dentro”, considerava-se abençoado pela geração de seus filhos.

Leônidas foi um pai dedicado na instrução de Orígenes, preparou o filho com uma disciplina notável, dando-lhe uma ótima educação que priorizava as Escrituras e se fundamentava também nas ciências humanas gregas. Leônidas fazia o menino Orígenes recitar a Bíblia diariamente.

Assista em Vídeo:

O garoto prodígio gostava de estudar as Escrituras e frequentemente surpreendia seu pai com perguntas profundas que fazia. Leônidas agradecia grandemente a Deus, pelo privilégio de ter um filho tão inteligente e diligente.

Leônidas então foi executado e seus bens confiscados, Orígenes Dedicou a seu pai um tratado em que o exortava ser fiel até a morte. Na condição de filho mais velho dos sete filhos, coube então ao jovem, sustentar sua família agora empobrecida.  Orígenes quando contava com apenas 18 anos já preparava os candidatos ao batismo, os “catecúmenos”. Depois da experiência de alguns anos com os catecúmenos, Orígenes passou a se dedicar a discípulos mais avançados na fé, pois pessoas cultas vinham pedir a sua instrução.

O Batismo na Igreja Primitiva

Notamos aqui que na Igreja Primitiva os “batismandos” não eram bebês, pois precisavam se prepararem para receber o batismo. Hoje os “catecúmenos” na Igreja Católica, se preparam para a chamada 1ª Comunhão e já recebem o batismo ainda bebês.

batismo infantil

O jovem Orígenes alcançou algo surpreendente para um teólogo cristão na época. Começou a ganhar respeito até mesmo dos filósofos de Alexandria.

Orígenes trabalhou então em uma escola cristã organizada no estilo da dos grandes filósofos pagãos da Grécia. Cristãos e pagãos de diversas partes do Império vinham escutá-lo, até mesmo a mãe do Imperador e o governador da Arábia.

Entrando em conflito com o bispo de Alexandria Demétrio, Orígenes muda para Cesareia onde continuou se dedicando ao estudo e ao ensino por vinte anos. Quando começou a perseguição do Imperador Décio, Orígenes foi torturado até o ponto em que posto em liberdade não aguentou mais muito tempo. Morreu na cidade de Tiro aos 70 anos aproximadamente.

Obras de Orígenes de Alexandria

Orígenes é autor de uma obra literária imensa. Compôs a “Hexapla”, uma coleção de seis colunas do Antigo Testamento em diversas formas: o texto hebraico, uma transliteração desse mesmo texto com letras gregas e mais quatro versões distintas do grego. Orígenes também compôs comentários e sermões sobre boa parte do texto bíblico.

Escreveu a Apologia contra Celso, e uma grande obra Sistemática Dos primeiros princípios, mais conhecida como De principiis. Orígenes compunha suas obras ditando diretamente a um escriba, sua produção era tanta que algumas vezes ditava obras diferentes a sete amanuenses simultaneamente. O homem era uma máquina.

Hexapla

A teologia de Orígenes seguia o caminho de seu mestre Clemente. Tratava de relacionar a fé cristã com o neoplatonismo que era a filosofia em voga na época. Orígenes, no entanto, não abria mão de alguns fundamentos da fé cristã.

A teologia de Orígenes era baseada na crença em um só Deus, criador e ordenador do Universo. Por isso, filosofias gnósticas que diziam que outro Deus criou o mundo, deviam ser rejeitadas. Para o escritor cristão, Jesus Cristo é o filho de Deus, gerado antes de toda a criação, e que se encarnou de tal modo que ao mesmo tempo em que se fez homem, permaneceu sendo Deus. Vemos aqui a doutrina do 100% homem e 100% Deus pregada na maioria das igrejas de hoje.

O Espirito Santo, teria a mesma Glória do Pai e a do Filho e a alma vai receber recompensa ou castigo segundo sua vida nesse mundo, e que no final haverá a ressurreição do corpo que se levantará incorruptível

Ressureiçãõ dos mortos

Orígenes Eunuco

O modo de vida Orígenes era tão rigoroso que ficou fisicamente debilitado com a mortificação de sua carne. Jejuava constantemente, andava descalço, e abstinha-se de álcool e sexo. Nunca dormiu em uma cama, preferindo a disciplina física de dormir no chão.

O rigor extremado de Orígenes o levou a cometer algo que disse se arrepender depois: Interpretando as palavras de Jesus em Mateus 19.12 ao pé da letra, ele se castrou literalmente para se tornar um “eunuco por causa do reino do céu”. Mais tarde lamentou o ato e escreveu que ninguém deveria faze-lo.

Contraditório é que  Orígenes tinha como lema 2 Coríntios 3:6: ” A letra mata, mas o Espírito vivifica” , de onde acabou criando todo seu método alegórico de Interpretação das Escrituras, no entanto,  acabou caindo no extremo literal do texto e se castrou.

Orígenes o homem de Aço

Quando se desencadeou à perseguição aos cristãos novamente no Império, Orígenes continuou a instruir novos crentes nos fundamentos da fé, mesmo quando outros mestres tinham fugido da cidade. Vários de seus alunos acabaram morrendo como mártires. Correndo grande risco de ser preso também, Orígenes os visitava na prisão para encorajá-los, pois era mais do que um simples mestre deles, era seu mentor e discipulador.

No ano de 250 d.C, Orígenes foi lançado na prisão devido seu protagonismo como líder cristão. Orígenes se apegou duramente à sua fé durante às terríveis torturas que sofreu na masmorra romana. Sofreu queimaduras feitas com objetos incandescentes e amarrado a um poste teve seus membros estirados de forma extrema.

Não chegou a ser morto na prisão, como já falamos, os sofrimentos físicos que tinha sofrido no cárcere, lhe deram pouco tempo de vida depois. Gerações posteriores o chamaram de Adamantius, que significa “feito de aço”. Também existe outro significado para esse termo latino que é “diamante” uma imagem que capta a profunda beleza e o valor de um homem como Orígenes de Alexandria.

Esse sim, foi o verdadeiro Super Man, Wolverine e Garoto Prodígio.

As Especulações de Orígenes de Alexandria e o Platonismo

Orígenes percebeu que haviam duas histórias distintas da Criação na Bíblia. E qualquer leitor hoje pode perceber isso também. A primeira história conta que Deus criou o homem à sua Imagem e Semelhança, e que homem e mulher os criou. A segunda história conta que primeiro Deus fez Adão e depois de sua Costela fez Eva.

Hoje os exegetas entendem que há a mistura de duas tradições distintas no Livro de Gêneses, referente à criação. Mas naquele tempo, Orígenes não dispunha do conhecimento que se tem hoje, e então tentou responder à questão do seguinte modo:

Houve duas Criações, a primeira Criação segundo Orígenes foi puramente espiritual. Os seres que Deus fez não tinham corpos. Por isso é empregado o verbo criar. Alguns desses espíritos se afastaram do Criador e caíram. Foi então que Deus fez uma segunda Criação com corpos.

Esses corpos se tornaram um lar provisório para os espíritos caídos. Os que caíram mais baixos, se tornaram demônios, e os outros se tornaram seres humanos. Então foi utilizado o verbo “plasmar” plasmou Deus do pó da Terra, homens e mulheres.

Nessa Teoria de Orígenes, acabamos vendo uma forte influência do Platonismo que diz que as almas que se encontram nesse mundo caíram do mundo superior das ideias puras. Jesus Cristo veio para destruir o poder do diabo e seus demônios, e nos mostrar o caminho de regresso ao mundo espiritual.

demonio perdoado

Para Orígenes, sendo que Deus é amor, no final todo mundo se salvará, até mesmo o diabo que é um espírito como o nosso. No entanto, os espíritos são livres e nada impede que haja uma nova queda e tudo se repita novamente num eterno ciclo. Parecido com o Espiritismo não? O Ciclo das Reencarnações?

Só temos que lembrar que Orígenes coloca suas especulações abaixo da autoridade da tradição apostólica e que ele mesmo dizia que suas ideias não precisavam ser aceita por todos. A verdade é que apesar de tentar seguir mais a tradição cristã, Orígenes ficou no meio a meio com o Platonismo. Como sempre nem tudo é perfeito!

Referências

História do Cristianismo Ilustrado. Justo L Gonzalez

Conhecendo os Pais da Igreja. Bryan M. Litfin.


2 comentários

Eduardo · 16/09/2021 às 22:37

Gostei muito deste artigo e pretendo usar parte dele em meu TCC Em Teologia, com a devida citação e créditos, é claro.

    exateus · 30/09/2021 às 16:13

    Pode ficar a vontade irmão!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *